Enriquecer é mais simples do que você imagina.



  • Enriquecer de forma fácil.

    Na teoria, enriquecer é um processo fácil, já que você precisa simplesmente economizar dinheiro para investir. No entanto, a pratica é bem mais complicada, porque exige mudança de muitas de suas atitudes, entre elas: se organizar para definir objetivos, traçar planos, ser disciplinado para renunciar prazeres imediatos e pensar sempre no longo prazo.

    O primeiro passo para cortar gastos desnecessários é identificar seus custos e anotá-los em uma planilha. O ideal é começar com gastos maiores como moradia, empregada doméstica, alimentação, carro e escola dos filhos. Logo em seguida, você deverá ver quais são os seus gastos eventuais, como entretenimento e pequenas compras, porque eles poderão atrapalhar seus planos de construir riqueza. Após anotá-los, você deverá separar seus gastos pelas seguintes categorias: o essencial e o supérfluo.

    Depois deste mapeamento, procure aquilo que não trará benefícios, que muitas vezes é decorrente da falta de planejamento e organização, como por exemplo, compras desnecessárias, pagamento de contas após o vencimento, luzes e eletrodomésticos ligados o tempo todo e etc.

    Ao passo disso, também é importante usar meios de comunicação gratuitos, como Skype e WhatsApp, comparar preços ao fazer compras, não entrar no cheque especial ou se endividar. Lembre-se, tudo está sendo pensado em prol de uma aposentadoria tranquila, numa compra de um imóvel ou na educação dos filhos. Fazer dieta é bem parecido com este processo, pois é evitar de comer aquele chocolate a mais ou beber uma cerveja e pensar no longo prazo. A consequência com estes cuidados trará um consumo de qualidade.

    Não há como enriquecer sem fazer sacrifícios, por isso é essencial envolver a família e sentar com quem também decide os gastos da casa, estabelecendo prioridades, traçando metas e focando nelas. Seja tolerante com os erros, pois eles são normais e te tornam mais experiente.

    A tecnologia pode também ser um aliado seu, já que atualmente são muitos os aplicativos para smartphones que podem ajudar qualquer um a ter um controle maior de suas despesas. Neles, você coloca todo o valor de sua fonte de renda e com o passar do mês irá subtrair todos os seus gastos, deixando registrado quais foram as fontes de gastos no período. No final você saberá o quanto gastou com despesas que poderiam ser evitadas. Um dos exemplos é o aplicativo Finance, que é um controlador de despesas e permite ao usuário tirar fotos de recibos. Outro exemplo é o Money Lover, que separa as despesas por categoria. E por último o Meu Carrinho, que é um ótimo meio para montagem e gerenciamento da lista de compras, permitindo controlar e compartilhar a sua lista com outras pessoas.

    Após o cumprimento destas etapas, os investimentos serão feitos conforme o perfil do investidor, observando a aceitação de riscos, objetivos, idade e situação financeira. Ao buscar orientação de um assessor de investimentos, o investidor terá um profissional com experiência para ajudar nos investimentos e quais os possíveis riscos e retornos.

    Forte abraço! E se gostou do artigo não esqueça de deixar um like, ele é muito importante para sabermos que tipo de conteúdo vocês preferem.

    Como ser um trader? Aprenda aqui no Portal do Trader.


Entre para responder
 

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.