Entenda os conceitos básicos de todo investimento



  • Investidor Conceitos Básicos

    O investidor ao procurar a melhor opção para aplicar o dinheiro que poupou, está em busca de três atributos básicos: liquidez, alta rentabilidade e segurança. Porém, não existe investimento que una estas características, portanto, ele terá de escolher entre qual atributo é o mais importante, tendo em mente seus objetivos, aceitação ao risco e horizonte de tempo.

    Liquidez é a facilidade de converter o ativo em dinheiro a um preço justo, ou seja, um ativo que tenha alta liquidez tem facilidade de encontrar um comprador, caso o investidor precise do dinheiro imediatamente. Este é um fator que deve ser levado em consideração no momento da escolha do investimento, pois pode afetar a rentabilidade esperada do ativo. Podem ser considerados ativos com boa liquidez os títulos públicos e ações de grandes empresas. Em contrapartida, os imóveis seriam um exemplo de baixa liquidez, já que a demora para encontrar um comprador pode demorar meses ou até anos.

    Risco é a combinação entre a probabilidade de ocorrência de um determinado evento (aleatório, futuro e independente da vontade humana) e os impactos (positivos ou negativos) resultantes, caso ele ocorra. Geralmente , ele está inversamente correlacionado com a alta rentabilidade. Quanto maior o risco, maiores tendem a ser as chances de ganhos expressivos.

    Rentabilidade é a variação entre preço de entrada e saída do ativo, e deve levar em consideração as realizações parciais, caso estas ocorram . As ações podem ter ganhos muito mais altos que investimentos em Renda Fixa, como a PETR4 que no final de 2015 estava valendo R$ 6,70 e no dia 26/10/2016 fechou a R$ 18,10, um ganho de aproximadamente 170% no ano, enquanto que o Tesouro Selic paga atualmente 14% ao ano.

    Investimento Risco e Retorno

    Como montar uma carteira com riscos menores?

    É possível trazer mais segurança aos seus investimentos através da diversificação, que significa combinar em uma mesma carteira de investimentos ativos com características diferentes. Investir apenas em um ativo é arriscado, o que pode comprometer o patrimônio e trazer perdas em um determinado período.

    Diversificar traz equilíbrio e não compromete a rentabilidade, principalmente quando os ativos entre si não forem correlacionados, pois quando um ativo estiver dando prejuízo , existe a possibilidade de um outro estar positivo, equilibrando a carteira de investimentos . Também vale destacar que a diversificação é eficaz dentro de um mesmo mercado, como a bolsa de valores, bastando para isso que empresas de setores diferentes sejam escolhidas, que sejam afetadas distintamente de fatores econômicos, internacionais etc.

    Independente do objetivo da aplicação, é essencial consultar um profissional com conhecimento, porque há uma imensa gama de investimentos disponíveis e ele indicará o melhor de acordo com seu perfil e objetivo.

    Se você gostou do artigo, não esqueça de deixar seu like, ele nos ajuda a saber que tipo de conteúdo devemos continuar produzindo.

    Traders Profissionais: Aprenda como ser um trader!


Entre para responder
 

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.