IR Final de mes

• Boa tarde a todos,

Sou novato ainda na área assisti o webnario sobre IR mas ainda fiquei com algumas duvidas:

No caso de Não-Day-Trade, sei que só ira ter IR se tiver ganho no me e operado mais de 20K em ativos.

No Day-Trade, tem IR se tiver qualquer ganho.

Com Opções, também tem IR com qualquer ganho.

Porem eu opero na 3 modalidades, primeira duvida, por exemplo:

1) No DT tenho dias de perdas e dias de ganhos, mas no final do mês a somatória, da negativa, tenho que pagar IR pelos dias de ganhos, ou só se der lucro? (só operei DT).

2) Eu operei swing deu prejuízo (executando as operações, sei que enquanto tiver posicionado não considero nem lucro nem prejuízo), porem tive um resultado positivo no DT menor que meu prejuízo no Swing, ou seja no liquido estou no prejuízo, tenho que recolher o IR do DT?

3) Em resumo eu quero saber se no final do mês, posso apurar todos os lucros e prejuízos e consolidar em um resultado só? ou tudo separado, ou posso abater Swing x opções, Swing x DT, DT x opções?

4) E quanto ao IR retido na corretora, posso abater do valor total que tenho para pagar IR correto? ou tenho que separar também as retenções do Swing com a do DT (que só tenho retenção se o dia foi positivo).

Talvez esta até pedindo de mais, mas pelo video não entendi muito bem e no sites so costumo achar falando separadamente dos IRs.

Grato,

• vamos lá, @LucasMen

1) O imposto é sempre apurado sobre o lucro líquido das operações. Se não houver lucro, não há imposto a recolher.

2) Sim! Os resultados dos swingtrades e daytrades não podem ser misturados, portanto, não se pode compensar o prejuízo do swingtrade com o lucro do daytrade.

3) Você poderá recolher o imposto (caso haja) num único DARF, mas os resultados terão que ser apurados separadamente.