Calculo de aposentadoria

• Boa tarde Portal do Trader.

Estes dias eu estive pensando O Quanto eu teria que investir da Minha receita para que em 10 anos eu tivesse o suficiente para ter rendimentos igual minha renda descontando a inflação.

Então cheguei a alguns cálculos e conclusões. Segue a planilha Nas linhas de cima voce pode alterar: o % de aumento esperado por ano (seja ele por dissidio ou metas pessoais); Inflação esperada (esse é o mais instável talvez, pois hoje vivemos um inflação alta 9% ao ano, e ja vivemos pior, ou melhor então eu aconselho colocar um % de aumento de salario parecido com inflação, geralmente so o dissidio não supera a inflação real); o % do seus rendimentos que ira aplicar; a rentabilidade esperada eu costumo deixar 12% (quando se acumula mais de R$ 10k, já existem bastante opções, no mercado e por ultimo qual é seu Rendimento mensal hoje em dia.

https://drive.google.com/file/d/0ByG2Zq32EGkDNjBiVWdCbXlveTg/view?usp=sharing

No meu caso eu tenho 25 anos e tenho como meta aposentar aos 50, tendo um renda com um poder de compra (50% maior do que tenho hoje em dia), ou seja se hoje eu ganho R$ 5.000,00 e quero aposentar, com 50 tem o poder de compra de R$ 7.500,00.

Sendo que eu tenho como expectativa um aumento anual de 10% e inflação de 7,5%, ou seja espero aumentar minha renda em 2,5% a mais que a inflação, vou aplicar meu rendimentos em CDB que paguem mais de 100% do DI ou fixo a 14 ou 15%, eu tenho que guardar 35% do meu rendimento sempre.

É sempre bom lembrar que a inflação pode variar muito, assim como sua rentabilidade dos investimentos, por isso sempre diversifique seus investimentos eu por exemplo tenho uma pequena quantidade de ouro guardada, que por mas que hoje não seja suficiente nem para me sustentar 2 meses, se houver um guerra, uma grande crise ou algo parecido, acredito que esse metais preciosos vão ser super valorizados, assim se ocorrer de trancarem poupanças ou investimentos, tenho um hedge. Como também tenho dinheiro em outros países (isso é completamente lega, você só precisa declarar), entre outros.

Outra coisa que é importante de saber é que quando decidir viver destes rendimentos, tem que haver um bom plenejamento nas retiradas, para não ser muito taxado com IR e outras taxas e ter ciencia que não se deve tirar todo rendimento, deixando o suficiente para o montante ser corrigido da inflação.

Se alguém tiver alguma duvida das formulas, pode perguntar, inclusive se tiver sugestões de outra forma de fazer o calculo.

• admin

@lucasmen ta dando erro para baixar a planilha.

• Não pegou o link todo, acho que agora vai:

https://drive.google.com/file/d/0ByG2Zq32EGkDNjBiV...

Se não der, copia e cola o endereço no navegador: http://drive.google.com/file/d/0ByG2Zq32EGkDNjBiVWdCbXlveTg/view?usp=sharing

Obrigado por avisar.

Entre para responder

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.