Short iron condor em PETR4

• Boa tarde pessoal, hoje montei um short iron condor em PETR4.

O Grafico estava assim:

Este é um gráfico diário, alguns dias antes a petr, fez um top 14,25 no dia 08/09, e caiu, depois fez outro topo ontem a 14,04, ou seja não passou o topo anterior então acredito que o preço vá ficar lateral, por isso decidi montar um short iron condor.

Eu comprei PETRV12(strike 12) a 0,13 e vendi PETRV13(strike 13) a 0,34, vendi PETRJ14(strike 14) a 0,51 e comprei PETRJ9(strike 15) a 0,21, me dando um spred de 0,51 todas elas são OTM. Sendo assim com o passar do tempo se a petro se manter entre 13 e 14, eu tenho 104% de lucro (a conta eu faço o lucro máximo/perda máxima). Sendo assim meu risco máximo é de -0,49 e meu ganho de 0,51.

Com relação as possibilidades no vencimento, conforme a imagem acima eu marquei (de cima para baixo) o ativo a:

R$ 15,00 - tenho minha perda máxima acima disso.

R$ 14,51 - é meu ponto de equilíbrio.

R$ 14,00 - onde entra na zona de ganho máximo.

R$ 13,00 - onde acaba a zona de ganho máximo.

R$ 12,49 - é meu segundo ponto de equilibrio.

R$ 12,00 - tenho novamente minha perda máxima.

Bom agora é deixar o tempo corroer os VE das pontas vendidas (que corroe mais rapido que a das pontas compradas, por que são maiores).

Desta vez não vou postas os valores em reais, pois um amigo meu disse que era melhor, mas de qualquer forma é sempre importante respeitar nosso gerenciamento de risco, tanto é que mesmo que o papel saida da minha zona de lucro, vou deixar o tempo passar pois sempre existe a possibilidade do papel voltar para o preço. então se no mes que vem isso não tiver dado certo, eu ja aceitei a perda de 0,49 por opção.

Boa tarde e bom final de semana a todos.

• Excelente operação, @LucasMen

"...mesmo que o papel saida da minha zona de lucro, vou deixar o tempo passar pois sempre existe a possibilidade do papel voltar para o preço..."

Perfeito! Essa é uma das grandes vantagens das estruturas com opções. Você posterga uma possível violinada (hehehe).

Parabéns por seus estudos.

• Boa tarde a todos,

Somente atualizando.

No dia 11/10/2016, desmontoei a operação, so deixei a perna compra na PUT com Strike a 12, que a menos que na segunda a PETR4 abra com um GAAAAAAP de 25% (rsrs vai que né?) saimos na perda.

MInhas saidas foram as seguintes:

Compra/VendaPut/callopçãoCotação MontagemStrikeCotação saidaRESULTADO
    1COMPRAPUTPETRV12-0,13120-0,13
    2VENDAPUTPETRV130,3413-0,010,33
    3VENDACALLPETRJ140,5114-1,7-1,19
    4COMPRACALLPETRJ9-0,21150,790,58
    Total0,51-0,92-0,41

Ou seja, recebi 0,51 para entrar, e tive que pagar 0,92, para sair, perdi 0,41 por posição.

Coisas que percebi, com mais estudos, acredito que seja melhor operar dessa forma quando temos um evidencia forte de consolidação, ou mercados menos voláteis, pois como percebemos eu pensei que 1 mês fosse suficiente para montar esta operação.

Acredito que quando o mercado fica mais direcional seja melhor fazer compras a seco (quando esta bem perto do exercício e o gama mais forte) ou travas, dependendo do setup de cada um, mas vamos seguindo os estudos e ficando cada vez melhor.

Se alguém discorda ou concorda com algo fico grato com os comentários para evoluirmos todos.

Boa tarde e bom final de semana a todos.

Att,

• salve, @LucasMen disse:

"...acredito que seja melhor operar dessa forma quando temos um evidencia forte de consolidação, ou mercados menos voláteis..."

Perfeito, amigo. Com uma volatilidade mais baixa, você tem prêmios mais magrinhos e essa é uma boa razão para entrarmos vendidos em VE nas duas pontas. É uma forma de melhorar a eficiência de VE, até para valer a pena o risco.

"...quando o mercado fica mais direcional seja melhor fazer compras a seco..."

Jamais, amigo. Compras a seco = compra de VE. Você só vai ganhar se houver uma movimentação MUITO forte do preço do ativo (alta forte, se você estiver comprado em CALLs ou queda forte, se você estiver comprado em PUTs). Particularmente, prefiro ficar vendido em VE, ainda que eu tenha que montar a operação para o vencimento seguinte, uma vez que, próximo ao vencimento, há pouca expectativa. Compra a seco = pedir pra perder dinheiro.

Para uma tendência de alta, gosto das operações de taxa e das travas de alta OTM com PUTs. Nas tendências de baixa, travas de baixa OTM com CALLs. Vendido em VE, você tem a passagem do tempo a seu favor, já que não é preciso qualquer movimentação dos preços para ganhar a operação. Se o preço ficar parado, você já ganha. Se for na direção da sua aposta, melhor ainda, pois o VE se derreterá rapidamente.

• Fala Murilo, obrigado pelas considerações, mas quando falo em compra, eu faria uma trava com pouco mais ou uma semana só para o vencimento, onde o gama tem força, entendo que preciso de uma alta forte, mas o que tenho analisado principalmente em petr nos últimos exercícios que vem com boas altas no final do execício, aprendi que trabalhar comprado só no final do execício, mas pelo que tenho estudado é mais estilo de cada, vejo alguns ganhado bastante dinheiro comprando no final do exercício e muito ganhando vendendo no começo. Acho que ambas são validas, mas geralmente cada um opera só de uma forma. Em fim vamos continuar os estudos.

Entre para responder

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.