Renda Fixa: CDB com liquidez diária ou Tesouro Selic?


  • admin

    Renda Fixa CDB ou Tesouro Selic?

    Uma dúvida muito comum das pessoas, seja por não gostarem de deixar o dinheiro imobilizado, seja para usar como margem de garantia para as operações no mercado futuro, é de qual rendimento com liquidez diária é melhor: CDB ou tesouro Selic? Ambos tem um imposto de renda (IR) que decresce de 22,5% até 15%. Até 180 dias o IR sobre o ganho é de 22,5%, de 181 a 360 dias o IR é de 20%, de 361 a 720 dias o IR é 17,5% e acima de 721 dias o IR é de 15%. Outra semelhança é que ambos são pós-fixados, um atrelado a taxa Selic e outro ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI).

    A diferença entre os dois tipos de investimento vai se dar na rentabilidade e no risco de crédito. O tesouro Selic vai ter um menor risco por se tratar de risco soberano, ou seja, risco do país não honrar a dívida. Um risco muito menor do que o risco de um banco brasileiro não honrar o pagamento. Entretanto, os CDBs fazem parte de uma gama de produtos que tem cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) de até R$250.000,00 por CPF por instituição, o que diminui o risco de investimento nesse produto.

    A rentabilidade do CDI reflete os empréstimos de curtíssimo prazo feitos entre as instituições financeiras e o seu valor é muito próximo a taxa Selic. O CDI sempre vai “acompanhar” a taxa Selic. Por exemplo: A taxa Selic oficial se encontra hoje em 14,15% a.a, o CDI está em 14,13% ao ano.

    Melhor escolha para o investidor

    Dada a cobertura do FGC, a rentabilidade vai ser um fator crucial para a escolha de muitos investidores. Por conta disso vamos responder a seguinte pergunta: Qual % CDI um CDB tem que ter para se igualar a rentabilidade do tesouro Selic? O tesouro tem taxa de intermediação de 0,3% ao ano, cobrada pela BM&FBOVESPA, independente de qual banco ou corretora você utiliza. A taxa de administração dos intermediadores costuma variar entre 0% e 0,5% ao ano.

    Utilizando a taxa Selic de 14,15% a.a, o CDI de 14,13% ao ano e utilizando um CDB de liquidez diária com vencimento em 721 dias (que não tenha cobrança de nenhuma taxa de intermediação), teremos os seguintes percentuais do CDI que se igualam a rentabilidade da taxa Selic (de acordo com a taxa de administração cobrada pela instituição):

    Assim, para uma instituição que cobra uma taxa de administração de 0,1% ao ano sobre os títulos do tesouro, o CDB equivalente ao Tesouro Selic seria de 96,8% CDI. Qualquer CDB que pague um CDI acima desse valor é mais atrativo que o tesouro Selic, pelo critério de rentabilidade.

    E aí? Tesouro Selic ou CDB?

    CDB ou Tesouro Direto?



  • Boa noite,


    Muito bom o texto, somente uma duvida para fazer a conta voce considerou que o CDI vai estar sempre 0.02% menor que a Selic?



  • admin

    @lucasmen utilizei o CDI atual, que gira em torno de 14,13% ao ano.


Entre para responder
 

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.