Trava de Baixa em ITUB4 - 31/08/2016 - encerrada com prejuízo

• No gráfico diário, ITUB4 fez topo duplo e o candle hiper baixista de ontem deu o sinal que eu esperava para apostar numa correção dos preços.

Trava de baixa montada quando a ação estava cotada a R$35,86, vendi 500 ITUBI1 (strike R$36,85) por R$0,51 e comprei 500 ITUBI38 (strike R$37,85) por R$0,25. Spread recebido de R$0,26.

Então, me perguntaram: "não seria mais fácil simplesmente vender a ação?"

Certamente que sim. Seria, inclusive, uma operação com custo menor, pois pagaria uma única corretagem para vender e outra para recomprar. Entretanto, uma operação de venda da ação me deixa em situação menos favorável diante do mercado. Além do fato de ser uma venda contra tendência, pois a tendência dos preços ainda é de alta, só será vencedora se os preços caírem. Em caso de alta, terei de estopar a operação e ainda corro o risco de tomar uma violinada ou ter meu stop largado na pedra, caso haja abertura em gap.

A montagem de uma estrutura abre possibilidades bem interessantes:

- posso escolher a faixa de preço que quero operar e, com isso, estabelecer a melhor relação entre rendimento e possibilidade de ganho;
    - stop definido na montagem - ao montar a operação, já sei de antemão que meu prejuízo será de R$0,74 por ação (R$444,00 no caso dessa operação), mesmo que o preço de ITUB4 exploda para a estratosfera. Estou livre dos possíveis gaps de alta.
    - dou espaço e prazo para o mercado se mexer. Uma alta dos preços não pressupõe a desmontagem da operação - com o prejuízo limitado em qualquer situação adversa, posso deixar a operação andar na contramão, pois sempre há a possibilidade de o preço voltar. Então, me livro da violinada;
    - num cenário de 5 possibilidades para a movimentação dos preços (alta forte, alta, consolidação, queda e queda forte), a operação será vencedora em 3 delas (consolidação, queda e queda forte) e ainda aguenta uma alta sem força. Então, ao invés de ter 2/3 de chance de dar errado, fico com 3/5 de chance de dar certo e 1/5 de chance de sair no zero a zero. Nessa situação, tenho o tempo a meu favor e não preciso que os preços façam qualquer movimentação. O simples fato de o preço ficar abaixo de R$36,85 já me deixa na posição de vencedor.

• ITUB4 bateu no limite de stop, então nada de discutir com o mercado. Operação encerrada com pequeno prejuízo de R$100,00. Agora, é partir pra outra.

• TNT

Isso ae @MuriloBarquette!

Seguir o plano sempre!

Entre para responder

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.