Renda Fixa ou Renda Variável: Quando devemos ficar posicionados na Bolsa?

• admin

Renda Variável ou Renda Fixa? Como ser um trader.

O título traz uma indagação natural de muitos investidores que buscam melhorar a sua rentabilidade. De acordo com a teoria econômica, quando temos uma elevação da Taxa Básica de Juros (taxa Selic) é esperado que haja uma redução dos empréstimos, investimentos e da demanda total da economia, afetando negativamente o PIB. Quando isso acontece as empresas também são afetadas e consequentemente suas ações. Ou seja, em momentos de elevação da taxa Selic, a Bolsa tende a ser negativamente afetada.

Outro ponto importante é que ao longo das últimas décadas os Bancos Centrais vem se preocupando cada vez mais em serem transparentes, com o objetivo de ancorarem as expectativas dos agentes de mercado. Esse posicionamento tem tornado os aumentos/quedas das taxas básicas de juros um movimento cada vez mais gradual. Dessa forma, quando temos uma mudança de direção da taxa básica, podemos esperar que a nova direção dure alguns períodos.

Com a parte teórica explicada, vamos fazer um estudo no qual estaremos posicionados em Tesouro Selic (LFT) a partir da primeira subida de juros depois de um ciclo de queda e comprados em bolsa (Ibovespa) quando a taxa Selic começar a cair, depois de um ciclo de alta.

Pelo gráfico acima, o ciclo de baixa da taxa Selic está caracterizado pelas setas. É nesse período que estaremos comprados em Ibovespa. Nos períodos sem seta (ciclos de alta) estaremos posicionados em tesouro Selic.

Colocando os mesmos ciclos para o Ibovespa, podemos observar os momentos comprados no índice (quando a seta está para baixo).

Na tabela abaixo vemos os ciclos divididos: em verde estão os ciclos de queda da Selic e em rosa os períodos de alta da Selic. Nesse momento (em amarelo) estamos em um ciclo de alta da Selic que ainda não se encerrou. As rentabilidades na tabela são do período em que ocorreu o ciclo. Observe que na coluna Ciclos temos as rentabilidades do Ibovespa quando a célula estiver verde e as rentabilidades da Selic quando as células estiverem rosa.

Resumidamente, temos como resultado que quem ficou posicionado em Ibovespa de 05/03/1999 até o dia 24/08/2016 teve um ganho de 509,79%, contra um ganho de 949,06% pra quem ficou posicionado em tesouro Selic. Para quem seguiu os ciclos da taxa Selic o ganho do período é de 1626,1%!

As expectativas dos agentes de mercado é que tenhamos uma queda da taxa Selic em outubro ou dezembro deste ano, o que iniciaria um novo ciclo de queda da taxa básica de juros.

E aí?! Preparado para comprar Ibovespa?

Gostou do artigo? Então deixe seu like, ele é a melhor forma da gente saber que tipo de conteúdo continuar produzindo.

Renda fixa ou Renda Váriavel?

• Augusto,

Ótimo artigo!

Porém tenho uma dúvida... O inicio/fim de um ciclo se dá único e exclusivamente pela alteração da Selic?

Abraços.

• admin

@dvjsol, o Inicio/fim de um ciclo acontece quando temos uma mudança na direção da taxa Selic somente.

Abraços!

• TNT

Fala Augusto!

Muito legal o estudo! Parabéns!

abs

• Show de bola Augusto, me preparando para esse novo ciclo, muito bom o texto.

Abs,

• O estudo é válido. Como estudo. Ponto! Na prática, é muito difícil acertar os pontos exatos das mudanças. É como querer adivinhar topos e fundos. Você só sabe que um ciclo de quedas terminou quando ele começa a subir e só sabe quando um ciclo de altas terminou quando começa a cair. Até você tirar o dinheiro de um lugar e passar para outro, já perdeu uma parte do movimento, além de pagar taxas, corretagens e impostos.

Na minha opinião, comparar renda fixa com renda variável é como comparar maçã com alho. Com certeza, quem aportou regularmente em bons títulos de renda fixa e em ações de empresas e FIIs de bons fundamentos, desde 1999, tem hoje um patrimônio muito mais consistente, não teria pago tanto imposto e tantas taxas. Quem gira patrimônio alimenta o sistema.

Por que escolher entre maçã e alho? Na dúvida, tenha os dois! Em exatos 3 anos de aportes regulares, meu patrimônio (composto de títulos de renda fixa diversos, caderneta de poupança, ações de empresas e FIIs de bons fundamentos, moedas estrangeiras, ouro, etc) cresceu 1.800%.

Aportes + tempo sempre ganham de taxa. Minha sugestão é: foque nos aportes mensais e na escolha de bons ativos e deixe o tempo e os juros compostos fazerem a mágica de multiplicar seu dinheiro.

Bom fim de semana

• admin

@murilobarquette, discordo do seu ponto de vista. O estudo é bem prático. O tesouro Selic tem liquidez diária, assim como as ações, ou seja, migrar de um ativo para outro é relativamente simples.

O estudo não se propõe em acertar topos e fundos, ele só mostra o melhor momento para ficar posicionado em bolsa e em renda fixa de acordo com a premissa utilizada. Se você ler de novo vai ver que as mudanças entre renda variável e fixa só ocorrem depois de uma mudança na direção que a Selic vinha seguindo. Assim, uma decisão de mudança de direção do COPOM numa quarta-feira anoite levaria a pessoa a inverter as posições na quinta-feira.

Além disso, não acho que dentro de 17 anos você fazer 12 operações seja muito. A corretagem não seria tão alta.

O seu patrimônio cresceu 1800% por conta dos novos aportes se eu bem entendi. Então a comparação não é justa. O que foi medido no estudo é a rentabilidade do capital inicial.

Abraços!

• São pontos de vista diferentes, @Augusto

Pra mim, não faz qualquer sentido buscar rentabilidade, entende? Não estou dizendo que estou certo. É apenas a minha forma de ver e, como eu sempre digo, o mercado não está nem aí para o que eu acho ou deixo de achar. Como eu disse, acho o estudo apenas interessante, mas não aplico, o que obviamente não tira o valor do seu trabalho. Longe disso. Só quis mostrar que, mais interessante do que focar em melhor rentabilidade, seria focar em aporte e tempo. Entre renda fixa e renda variável, prefiro os dois! ;)

Abraço e ótimo fim de semana

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.