Duvidas operacionais

• Boa noite a todos,

Sou iniciante no mundo de investimento em ações e opções, e venho estudado bastante nos últimos meses, já li boa parte dos post aqui do portal do trader, venho acompanhando algumas vezes ao vivo, tirando duvidas, criando meus próprios setups e sempre buscando conhecimento.

Porem como planejo colocar a mão na massa nos próximos dias, o que venho mais estudado que pode estar ao meu alcance agora (que não posso ficar o dia todo acompanhando o mercado) são operações nas opções, porem tenho algumas duvidas operacionais para não fazer besteira na hora h.

Na montagem de travas, borboleta, mesa, boxe 4 pontas e outras, já observei que temos ordem certa para montar e desmontar a operação, até aqui tudo certo. Minha duvida é na hora que for montar a operação como a corretora fara a cobrança.

A grande maioria tem pacotes por mês ou cobram um valor fixo de R$ 8,00 (por exemplo) por contrato correto? caso eu queira compra 10.000 opções, porem olho no book e tenho quebra a quantidade, ela iria me cobra por contrato que fechar, por exemplo quero comprar 10.000 e tenho 3 vendedores cada um com 3.333 opções, ela iria me cobrar R$ 8,00 x 3 = R$ 24,00 (+ iss)? (acredito que para as quantias que estou planejando no máximo 3000 em cada ponta isso não ocorra, mas fica a duvida?). Mais emolumentos taxa de liquidação e taxa de registro que somadas dão 0,134%. Nas pontas vendedoras sempre sera retido 0,5% de IR correto?

Na hora de apurar o IR como fica? procurei em vários lugares, mas já ouvi muitas coisas divergentes (ainda não achei a base legal, se alguém souber pode passar o link?) no mercado de ações é relativamente simples, day trade 20% independente do volume (claro se houver lucro), no normal, somente se meu VOLUME fora maior que R$ 20.000,00 na venda e alíquota é de 15%.