Coaching para traders


  • admin

    Há uns 6 anos comecei a receber e-mails de pessoas interessadas em aulas particulares sobre trading. Naquela época eu dava aulas num curso presencial de formação de traders, na maior sala de trading do Brasil, no centro de São Paulo, com dezenas de posições. A sala foi fechada, contudo, o número de pessoas interessadas no trading só cresceu desde então – no meu caso saltou de um e-mail por semana para alguns e-mails por dia, atualmente.

    Todas estas pessoas, através de suas dúvidas, me permitiram mapear as principais necessidades de um trader em desenvolvimento e criar soluções eficientes, objetivas e até gratuitas. Portanto, se você está pensando em fazer um coaching com algum trader mais experiente, preste muita atenção nos tópicos a seguir.

    1. Não pague para aprender coisas básicas – muitas pessoas que me procuram até hoje são absolutamente cruas, ou seja, não possuem nenhuma noção de mercado. Neste caso, contratar um professor particular sairá desnecessariamente caro, pois este serviço geralmente é cobrado por hora. No início, como em toda área, aprendemos coisas básicas, porém em grande volume, o que demanda algumas boas horas de aula. Além disso, eu acredito que conhecimento básico precisa ser disponibilizado gratuitamente, pois incentiva e melhora o nível dos investidores do mercado.

    E foi pensando nisto que criamos uma série de aulas e materiais gratuitos no Portal do Trader. Mas se ainda assim, você, iniciante, estiver se sentindo inseguro e desorientado, neste caso, contrate apenas uma ou duas horas de um trader experiente para que este lhe dê diretrizes gerais sobre o que estudar e em que ordem estudar, mas não gaste muito focando em detalhes.

    Como ser um trader?

    2. Trading não se aprende por osmose – também recebo muitas mensagens de pessoas procurando por alguém que “ensine na prática”. A prática é essencial para o desenvolvimento de qualquer atividade, e sempre fez parte dos treinamentos mais completos que ministrei, mas é importante deixar uma coisa bem clara: trading não se aprende por osmose. Se você é daqueles que não gosta de estudar e pensa “se eu sentar do lado de um cara bom eu aprendo rápido, com certeza”, sinto muito, mas seria melhor você focar em alguma outra atividade, pois no mercado você não vai se dar bem. Estratégia não é como lasanha congelada que se compra no mercado, embalada num pacotinho, e pronta para consumo.

    Estratégias são desenvolvidas em cima de um “repertório de conhecimento” e vivências individuais, por isso nenhum trader opera como outro, e por este mesmo motivo, ninguém se torna trader sendo “cover” de alguém. Um trader precisa ser estudioso, e autodidata algumas vezes, para desenvolver suas habilidades alinhadas com suas necessidades. Portanto, recomendo sim contratar coachings para aulas práticas, mas tenha uma base bem formada sobre o assunto e aproveite o coaching para refinar uma técnica que você já executa.

    3. Coachings não são pílulas com soluções instantâneas - No início da minha carreira, cada aula que assistia era um caminhão de informações e novidades. Me surpreendia com cada técnica nova. Contudo, com o passar dos anos, passei a pagar cada vez mais para aprender cada vez menos. Pode parecer algo ruim, mas é exatamente o contrário, pois conforme eu aumentava meu repertório de conhecimentos, mais difícil e mais caro ficavam as informações, pois estas estavam se tornando cada vez mais específicas. Se você procura um especialista, com dúvidas genéricas, na esperança que este te dê uma luz, é provável que fique mais perdido ainda.

    Muitas vezes, pessoas que buscam coachings precisam, na verdade, primeiro construir uma base sólida de técnicas, táticas e conhecimentos gerais, para somente depois disso buscarem refinamento (aliás, foi pensando nisto que o Portal criou um curso para formação de traders: o Programa TNT. Se você ainda não possui um repertório de técnicas amplo, cursos como este são mais indicados, sem falar no custo benefício). Lembre-se que a aula particular é modelada de acordo com as suas necessidades, portanto, é preciso ser específico e saber o que quer, justamente para que o especialista possa direcionar a abordagem da melhor forma possível. Por outro lado, para quem já tem uma boa noção do mercado, mas se encontra perdido neste momento, uma aula particular com algum trader mais experiente, pode ajudar a encontrar um caminho no meio de tanta informação.

    Como ser um trader?

    4. Onde encontrar traders dispostos a ensinar – até aqui eu foquei em explicar como um trader pode se beneficiar de aulas particulares e evitar gastar dinheiro a toa, mas se eu pudesse simplificar numa única pergunta todas as dúvidas de quem procura aulas particulares, tudo se resumiria em “onde posso encontrar alguém com conhecimento, experiência e disposição para me ensinar?”. Eu estudei na USP e acredito que qualquer pessoa que tenha passado por lá, ou por alguma universidade federal, aprendeu que doutores pesquisadores e especialistas brilhantes nem sempre são bons professores. Neste nosso universo, do mercado financeiro, a realidade não é diferente disso.

    Existem sim muitos traders bons, mas só alguns deles estão dispostos a dedicar parte de seu tempo ensinando outros operadores, e estas pessoas estão “escondidas” em algum lugar por aí. Aliás, foi daí que nasceu o conceito do Portal do Trader, que é atrair e conectar traders consolidados a traders potenciais. Hoje isso acontece naturalmente através da área AO VIVO, que é um ambiente de interação em tempo real, mas ainda tomamos o cuidado de selecionar outro punhado de especialistas que podem ser encontrados dentro da área APRENDA do site.

    Eu ainda poderia citar inúmeros tópicos, mas acredito que estes quatro pontos definem muito bem como traders em formação, ou mesmo experientes, podem dar continuidade ao seu processo de aprendizagem com o amparo de especialistas. E vale reforçar que nenhum profissional se especializa primeiro para buscar conhecimento de base depois, nenhum engenheiro começa a construir o topo de um edifício para depois estruturar o alicerce, então não caia na tentadora ilusão de que um trader se forma a partir do plágio da habilidade de outro.

    Esta atividade é bem mais complexa do que isto e é justamente esta complexidade que a torna fantástica... pelo menos para quem entende a dinâmica da coisa.

    Caso tenha gostado do artigo não esqueça de deixar seu like, ele é muito importante para gente saber que tipo de conteúdo produzir.

    Coaching oara traders


  • admin

    Já me perguntaram algumas vezes porque eu não estou na página de coaching do Portal do Trader e acho que vale uma justificativa aqui. Atualmente eu concentro os meus esforços no Programa TNT, que é o curso de formação de traders do Portal. Este curso reúne mais de 60 horas de aulas gravadas em e-learning, mais aulas ao vivo, sobre os principais assuntos ligados ao trading.

    É um curso robusto que conta com a participação de mais de 10 traders e especialistas, feito para munir o trader de uma base sólida de técnicas e é conduzido ao longo de 4 meses. No final das aulas é feito um evento presencial com palestras para diversos perfis. As inscrições ocorrem apenas duas vezes ao ano (geralmente abril e outubro). Como o curso tem grupos de discussão fechados (facebook e whatsapp), e acessos restritos a videoteca, fórum e sala premium (onde acontecem as aulas ao vivo), meu tempo é bastante consumido por este grupo de alunos.

    Caso tenha interesse em saber mais informações sobre o Programa TNT, pode me mandar e-mail: caio.sasaki@portaldotarder.com.br



Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.