Taxa em BBAS3 (julho2016) encerrada com lucro em 29/07/2016

• Nova operação de taxa em BBAS

- Compra de 600 ações BBAS3 a R$17,91 - custo: R$10.746,00

- Venda de 600 opções BBASH47 (strike R$17,38) - recebido: R$720,00

- corretagem e emolumentos: R$33,82

A operação visa o exercício das opções e consequente venda das ações a R$17,38. Como o custo ficou em R$10.059,00 em caso de exercício lucro bruto será de R$351,29 (R$0,59 por ação) já contando a corretagem no exercício. Pagando-se o Imposto de Renda (15% sobre o lucro líquido) de R$52,69 o lucro líquido a receber é de R$298,60 ou 2,97% sobre o capital arriscado.

O Break Even fica em R$16,71 com um lastro de 6,7%. Caso o preço da ação caia a esse patamar, a operação deverá ser encerrada com pequeno prejuízo.

• Ótima taxa Murilo, fazendo isso todos os meses terá um retorno de 60% a.a., sem nenhuma queda brusca.

Isso no longo prazo é um ótimo complemente para aposentadoria.

Abs,

• Murilo,

excelente operação sem falar na alta probabilidade de ser exercido. Não deu tempo de pegar a operação, só vi agora. Como o ativo principal está longe das médias, torço para que o ativo volte as médias para que eu tente realizar esta operação. Muito grato pela dica! Taxa muito boa!

• @Topoh

Muitas das estruturas com opções independem do movimento de preços da ação e essa é, a meu ver, o grande diferencial do mercado de opções que a maioria das pessoas desconhece. Independente da cotação ou da tendência, você pode escolher qual faixa de preços quer trabalhar. Isso é uma vantagem bastante considerável. Na operação montada acima, eu só preciso que BBAS3 fique acima de R$17,38 para que eu saia vencedor e ainda dou espaço para o mercado se mexer. A operação aguenta uma queda dos preços até R$16,71. Se os preços já subiram ou caíram, você pode perfeitamente escolher outros strikes para montar operações com taxas até mais vantajosas. Esse que é o barato. Para montar uma estrutura, você não precisa "esperar o preço voltar às médias".
    Fique ligado nessa vantagem!

• TNT

Excelente estuo Murillo...tenho acompanhado as taxas para lançamento e vejo que opções ligeiramente dentro do dinheiro apresentam remuneração na faixa de 4-6%...realmente são ótimas oportunidades!

• Desculpe, Sr. Murilo Barquette, mas eu não compreendo a operação citada acima pelos seguintes motivos:

Opção com código de vencimento H, portanto o exercício será no mês de agosto próximo, e é do tipo Americana a BBASH47, ou seja, a qualquer momento o comprador tem o direito de solicitar o exercício da mesma, não sendo necessariamente obrigado a esperar a data de exercício.

O Senhor é o lançador da opção referida ao que compreendi.

Desta forma, informa que comprou as Ações pagando um preço de R$ 17,91. Certo! Mas, se o Strike é R$17,38 neste caso em que é o lançador da opção, está se comprometendo a vender as suas ações por R$17,38, assim acabará por embolsar um prejuízo.

Agora vou expor um pensamento meu, é uma forma que utilizo para compreender o mercado portanto não me importa se está correta ou não, mas a princípio me ajuda a fazer as minhas operações.

Estamos no período de retorno às médias até sexta feira dia 15/07/2016 após este período as ações voltam a se desenvolverem. O que vemos atualmente é elas desrespeitando isso, (desta forma entendo que estão sim no período, e assim que dele sairmos ganhará muita força.)

No dia de hoje – e isso altera a cada dia – vejo que BBAS3 está buscando R$19,54 (É claro não quer dizer que chegará lá e muito menos antes de 15/08/2016, por outro lado nada impede que ultrapasse.)

Sendo assim, realmente não consegui compreender o pensamento utilizado.

• @Roberto-Taveira

Roberto

Sim, o strike da opção é R$17,38 e sim, ela é americana e eu torço para que seja exercido bem antes da data. O que você se esqueceu é o detalhe do prêmio recebido para vender as opções: R$1,20. Isso fez com que meu preço de compra caísse para R$16,71. Logo, ser exercido a R$17,38 significará um lucro bruto de R$0,67 por ação (4,01% sobre o capital arriscado). Então, se eu for exercido antes, melhor!!!!

Quanto ao movimento dos preços, a única coisa que eu olho é se o papel está em tendência de alta ou de baixa. A faixa de preço não importa, uma vez que o mercado de opções oferece uma gama de possibilidades e você não precisa esperar o papel voltar até um determinado patamar. Se você olhar o preço de hoje, certamente encontrará operações até mais vantajosas que a minha e esse é o grande barato do mercado de opções.

Recomendo que você estude um pouco mais as estruturas possíveis com opções, ok?

Obrigado pelo comentário.

Abraço

• Sim, o cálculo acima eu compreendi, fica melhor explicado com a sua intenção de ser exercido, no entanto dificilmente será chamado a isto muito longe da data de exercício. Em todo caso vou apresentar, não importa a que preço esteja a Ação, o cálculo que estou imaginando. Não vou considerar a venda a opção nesta data – Preço das 15h Brasília do dia 12/08/2016

• @Roberto-Taveira

Sim, é difícil ser exercido antes da data, pois o comprador perde a chance de ganhar mais em caso de alta do papel, mas já aconteceu comigo algumas vezes. Na última operação de Taxa com BBAS, fui exercido quase 2 semanas antes do vencimento...
    Enfim, acho que o seu pensamento é outro e eu respeito. O foco aqui é na estrutura em si. No mercado, não há melhor ou pior, certo ou errado. Existe aquilo que você gosta de operar e o que não gosta. E existe quem está ganhando e quem está perdendo. Simples assim.

• Senhor Murilo Barquette nestas operações já ocorreu de mesmo no caso em que a opção dá o exercício o possuidor dela não exigir o direito que possui?

Nesta condição, Sim, vejo vantagem inquestionável nesta operação.

• @Roberto-Taveira

kkkkk

Roberto, deixa o "senhor" lá no céu, ok? (rsrsrsrs)
    Não, nunca aconteceu. Na maioria das corretoras, opções ITM têm exercício automático.

Mas veja: na operação de taxa, o ganho só virá se houver exercício. Por isso o lançamento da opção tem que ser ITM. Justamente para que as chances de acerto sejam bem grandes. As probabilidades de exercício de uma opção ITM são próximas de 100% e é isso que importa.
    Na operação de taxa, não existe interesse em ter as ações na carteira. O objetivo é remunerar o capital, como numa aplicação financeira.
    mas há outro tipo de lançamento que é o financiamento. Nessa modalidade, o interesse é manter as ações em carteira e, para isso, lançam-se opções OTM (fora do dinheiro), onde as chances de exercício são pequenas.
    São dois focos bem distintos.

Abs

• O problema da liquidez!

BBAS3 disparou e a opção BBASH47 ficou DITM (Profundamente dentro do dinheiro). Tal condição resulta em distorções no mercado como o absurdo de um VE negativo (!!!!). Sim, veja: com a ação custando R$19,96 o VI é de R$2,58 e a opção fechou cotada a R$2,30. Isso acontece devido à baixíssima liquidez da opção. Com tanta distância para o preço da ação e sem VE, a opção não serve mais para remunerar carteira nem para remunerar capital e os players não se interessam mais pelo derivativo. Hoje (18/07), teve apenas 2 negócios, passando praticamente o pregão inteiro com o livro de ofertas vazio na ponta vendedora. Então, até para encerrar a posição é complicado... só me resta torcer para ser exercido logo (algo que acho bem difícil, mas não impossível). Ou então, esperar que a ação caia um pouco e faça com que um pouco de VE retorne e atraia novos negócios.

• Murilo entrei de vez em bb. Tô com o mesmo problema em outras séries. Mas nossa taxa tá garantida. Tenha certeza não te exercerão até o vencimento. Coloque o preço interessante para você zerar deixe pra uma semana. Os caras não gostam, pois você passa a atrapalhá-los e logo tiraram você da frente. Entendeu a jogada né? Aí tu lanças mais pra cima.

kkkkkkkk até parece que se não sabe muito mais que eu. kkkkkkk

• Mesmo com as recentes quedas dos preços da ação, BBASH47 continua muito ITM e totalmente sem liquidez. Uma alternativa seria a compra de uma PUT de mesmo strike, o que transformaria nossa operação de taxa num Box de 3 pontas vencedor. Mas até isso está complicado... um PUT de strike R$17,38 está muito fora do dinheiro e totalmente sem liquidez. Não há vendedores na pedra... :(

O jeito é continuar aguardando o dia do vencimento ou até que alguém resolva exercer a posição (o que acho pouco provável).

Enfim, ótimo fim de semana a todos!

• TNT

Pessoal, fico feliz de encontrar uma discussão de alto nível sobre opções...Murilo, uma dica: quando tentar negociar uma opção sem liquidez, vale a pena tentar "especular" um pouco no book...por diversas vezes vi que uma opção não tinha ordens na pedra, mas lancei uma ordem a um preço conveniente para mim e a ordem foi executada..muitos robôs operam diversas estratégias e deixam ordens escondidas ou aguardam surgir algum no book liquidez para operar!

• @Petrokas

Eu tentei fazer isso, Petrokas. Mas o meu lote é pequeno e não aciona os robozinhos. 500 opções não é nada. Tem ordem no livro de 20K, 30K opções...

• @MuriloBarquette Desculpe a insistência . Em minha humilde opinião 100 opções já é válido em relação ao meu comentário e ao do Petrokas. O robô não lerá a quantidade e sim o preço.

Em Operações estruturadas, as suas 100 opções poderia atrapalhar alguma estratégia, então eles tomam o seu papel, se a quantidade é pequena melhor ainda, fica mais fácil para eles.

Você jamais aprovaria minha tática. Seria exercido em cmigh7 , estava vendido a 0,74 comprei a 2,03 hoje. vendi o papel a 8,94 perdi 1%. Mas estou num lucro legal. comprei cmig na bacia das almas. comprei vale e lancei na h15 expectativa 2.4% garantidos e 8% se for exercido. Pronto pode bater agora Barquette rs rs rs.

• Fui exercido antecipadamente e a operação foi encerrada com o lucro esperado. R$301,18 na caixa!

• @MuriloBarquette

Conforme fique de apresentar o cálculo Sr. Murilo Barquette.

Estou errando feio em ITUB4, e o não decaimento de PETR4 me deixou cauteloso quanto a entrar em opções neste mês. Vou fazer isso não.

Bom, o valor do qual escrevi que BBAS3 estava buscando – R$19,54 – era o ponto da minha média Crash e o MADCLH estava muito bem configurado para o rompimento, assim a ação estava em um imperdível momento de entrada, quando PETR4 encontrar está média é bom que ela faça o decaimento que BBAS3 fez e romper a máxima recente. Há, isso é um ponto final na crise.

Estou lendo e aprendendo muito com os seus artigos sobre opções, muito bom.

OK. Percebi logo que as incertezas da oscilação dos preços foram logo reduzidas a quase zero com está operação. Isso é bom, porém para mim a subida era líquida e certa.

Os cálculos:

Compra de BBAS3

Quantidade * Preço = Total

600 * R$ 17,91 = R$ 10.746,00

Venda de BBAS3

Quantidade * Preço = Total

600 * R$ 22,59 = R$ 13.554,00

Despesas:

Compra + Venda:

Tx. op. + Tx. liq. + Emol. + Corretagem. + IRRF (1%)

R$ 6,68 R$ 1,21 R$ 7,5 R$ 0,37 R$ 28,00

Lucro apurado: R$ 2.764,24

Porcentagem obtida: 25,72%

Foi neste sentido que vi a desvantagem, no entanto é claro, o objetivo foi atingido e isso é o mais importante.

Continue dividindo o seu conhecimento.

Entre para responder

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.