Grupo de Estudo: Indicadores e outros (MT5)

• Galera, @Danrop na área, seguindo recomendações do mestre @Rodrigo-Cohen, vamos abrir um post para montar um grupo de estudos, recomendo ao Portal do Trader que transforme em uma seção, para podermos nos organizar melhor. ;)

E o primeiro objeto de estudo, dessa força-tarefa que vai fazer um "scalper" no funcionamento de indicadores para traders, é o indicador PZ DayTrading, indicador para MT5 da PZ, uma empresa gringa que oferece diversos produtos no Market da comunidade MQL.

PZ DayTrading

O link para o indicador é esse galera: https://www.mql5.com/en/market/product/4492

Vou traduzir toda a descrição do Indicador, com certeza teremos ótimas informações e quem sabe a resposta para todas as dúvidas. ;)

Abaixo um pequeno video do criador do Indicador demonstrando seu uso.

Bora para os estudos!

Conclusões Preliminares - Atualizado 09/05/2016

Fala galera, vou postar um resumo dos estudos e conclusões que formos chegando durante o decorrer do post, assim fica mais fácil para encontrar as principais informações sobre o estudo.

@Danrop diz:

Um ponto principal de dúvidas sobre o respectivo indicador, era como ele calculava suas entradas e saídas.

Com a tradução da descrição do mesmo, descobrimos que o indicador sinaliza apenas entradas baseadas em Price Action e Topos e Fundos. Sendo assim é de total responsabilidade do trader gerenciar seu risco e seu ganho.

Outro ponto bem interessante, mencionado diversas vezes pontos pelo autor do indicador, é preferível utiliza-lo em períodos gráficos maiores, visando evitar entradas com perdas.

Em uma conclusão preliminar, eu diria que o reconhecimento de padrões de Price Action é bem apurado e configurável, é um bom indicador para confirmar entradas em conjunto com outros indicadores de tendencia.

• Galera, estou traduzindo as descrições do indicador para conseguir mais informações, vai ser mais facil estudar ele sabendo exatamente como o autor o apresenta.

Não consegui achar tradução para alguns termos, quem quiser ajudar, faça um post com sugestões para tradução que eu atualizo esse post.

Descrição Básica e Vantagens

Para quem é essa ferramenta?

O indicador PZ DayTrading é orientado para os traders que estão à procura de uma estratégia de entrada eficiente e simples.

Para traders iniciantes não recomendo utiliza-lo nos gráficos com períodos inferiores à 4 horas

O que este indicador não é ou não faz:

- Não é um "Trading System" ou setup completo para operar.

- Não é um EA, Robô ou realiza negociações automáticas.

- Não é um indicador "always-in-market" Pela minha pesquisa, quer dizer que o indicador não te dá sinais igual a outros indicadores como Médias Moveis ou Bandas de Bollinger.

- Ele não mostra sinais de saída dos trades.

________________________________________________________________________________________________________

O PZ DayTrading foi criado especialmente para scalper no intraday, principalmente detectando sinais de reversão no padrão de Topos e Fundos ou o algo parecido com o indicador Zig-Zag.

• Incrivelmente fácil para entradas nos trades.
    • Padrões de continuação opcionais podem ser exibidos.
    • Estatísticas direto no gráfico para ajudar na optimização de seus Trades.
    • Ele funciona em todos os tempos gráficos sem necessidade de configurações detalhadas.
    • O indicador não é redesenhado a cada candle ou período de tempo.
    • Ele inclui um scanner para múltiplos ativos e períodos de tempo.
    • Ele tem uma Dashboard para múltiplos períodos de tempo.
    Baseado em zonas de rompimentos e congestões sem tamanhos definidos, o indicador usa apenas Price Action para sinalizar a negociação e as reações rápidas do mercado. A taxa de acerto está por volta de 90%.
    • De acordo com os sinais passados do indicador, ele exibe a possibilidade e quantidade de lucro.
    • O indicador analisa sozinho sua própria qualidade e performance.
    • Sinais de perdas não são ocultados, mas sim destacados e contabilizados
    • Você pode implementar alertas de som, e-mail ou visuais.

• Scalper em poucas palavras....

O PZ DayTrade é um indicador complexo que alerta fugas das zonas de congestionamento e picos ou fundos de Donchian, porém mantém a essência do movimento de tendencia. Tudo o que você precisa saber para melhor seus trades está abaixo:

• A seta azul é uma formação de alta onde você deve comprar.
    • A seta vermelha é uma formação de baixa onde você deve vender.

As vezes você vai ser jogado em Trades perdedores, que são normalmente causados por candles gigantes e repentinos contra a tendência do mercado. Justamente por isso recomendamos gráficos com períodos maiores entre H1 e H4, neles as volatilidade é menor, dessa forma você terá resultados melhores. Porém se você for um trade com bastante experiencia, poderá usar em gráficos com períodos de tempo menores.

Como interpretar os estados do indicador?

O indicador estuda a qualidade de seus próprios sinais e exibe a informação relativa dentro do gráfico. Todos as entradas são analisadas e o histórico geral é exibido no topo esquerdo da sua tela.

Maximum Favorable Excursion (MFE) - Movimento Favorável Máximo
    O MFE é a melhor possibilidade de ganho em qualquer trade.
    A média do MFE é exibida no topo esquerdo da tela.

Maximum Adverse Excursion (MAE) - Movimento Desfavorável Máximo
    O MAE é a pior possibilidade de ganho para qualquer trade.
    A média do MFE é exibida no topo esquerdo da tela.

Average Absolute Expectancy (AAE) - Expectativa Absoluta Média

A AAE é o movimento absoluto que você deve esperar em qualquer trade, conseguimos ela subtraindo MAE do MFE, ela reflete a verdadeira qualidade de uma estratégia de entrada. Em outras palavras, a estratégia de entrada é medida pelo relacionamento entra a melhor média e a pior média de um movimento de ganho ou de perda.

O indicador exibe a melhor e a pior possibilidade para todos os trades usando duas linhas tracejadas e dois rótulos de preço, e conta cada um deles dentro das estatísticas que você pode encontrar no topo esquerdo do chat.
    Você pode usar essas estatísticas para melhorar os parâmetros do indicador.

Finalmente, trades com perdas não são escondidos, ao contrário, eles são destacados e somados nas estatísticas. Todos os trades com perdas são destacados com uma cruz vermelha. Você pode olhar a regularidade e padrões com que eles aparecem para evitá-los no futuro.

• A escolha do período gráfico é a chave...

A maioria das corretoras tenta atrair traders novatos para fazer scalper em períodos gráficos pequenos, com a justificativa básica de que maior frequência de trades quer dizer mais lucro. Mas nada pode estar mais longe da verdade (O Arturo mandou bem nessa rsrs), a maioria dos traders não perde seu dinheiro para o mercado, mas sim para as corretoras e depois fica se perguntando como isso aconteceu ou o que deu errado! o.O

Se você escolher o período gráfico sem fazer a "matemática", você vai perder dinheiro, mesmo sendo um ótimo trader!

Tenha paciência em ler esse post: Porque os traders intradays falham ao selecionar seus períodos gráficos antes de começar a operar.

Fique sempre de olho na relação entre AAE e o custo por trade, evite operar em períodos gráficos onde a expectativa matemática para as suas operações é negativa!

Se você é um trader novato, você deve considerar seriamente operar períodos gráficos diários ou H4, onde os custos de transação são reduzidos ao minimo em relação aos ganhos potenciais. É só ter um pouco de paciência e você vai conseguir ótimos retornos.

Configurações e Parâmetros

Quando você carrega o indicador em qualquer gráfico você é apresentado a um conjunto de configurações e parâmetros.

Não se desespere se você acha que são muitos e complexo, como eles estão separados por grupos, eles são praticamente auto-explicáveis. Aqui o que cada grupo de paramentos faz:

Indicator Settings

O indicador está sempre procurando certos padrões de preços em um período variável, começando pelo alcance do período de rompimento (breakout period range) e filtrando por padrões Donchian, ou em outras palavras, os maiores ou menores números dos candles. Para ser mais profundo em períodos gráficos menores, você precisa aumentar o parâmetro: Range.

Dashboard and Analysis

Exibe ou esconde o painel de analises no topo esquerdo da tela

Drawing Boxes

O indicador desenha caixas ao redor dos padrões de gatilhos de entrada, escolha a cor que mais gosta!

Alerts
    Habilita alertas visuais, email, notificações e sons para os rompimentos.

Developers ( É com você @Vilela)

Se você quiser construir um EA ou robô, você pode ler os dados do indicador usando a função iCustom() mostrada abaixo. Se quiser mais informações sobre ela clique aqui.

//---- Read values from the signal buffer
    int start()
    {
    // Read signal for this bar
    double value = iCustom(Symbol(), Period(), "PZ_DayTrading_LICENSE", 4, 1);
    // Do something
    if(value == OP_BUY) { /* Your code for bullish signal */ }
    if(value == OP_SELL){ /* Your code for bearish signal */ }
    if(value == EMPTY_VALUE) { /* Your code if no signal */}
    // Exit
    return(0);
    }

• Perguntas mais frequentes

Esse indicador é magico? como consegue encontrar a ponta de cada topo e fundo?

Não, ele não faz isso. Não existe mágica aqui. O indicador apenas reage a topos e fundos quando encontra certos padrões de preço.

Você tem completa certeza de que ele não se redesenha ou trapaceia?

Sim, o indicador não se redesenha e muito menos trapaceia. No vídeo sobre ele você pode ver no BackTest Visual, que os sinais aparecem apenas na formação do ultimo candle. Os sinais passados não são escondidos de maneira nenhuma, inclusive os trades com perda são destacados.

Eu posso fechar meus trades quando os sinais forem opostos?

No momento em que um sinal ou entrada oposta é desenhada, já é muito tarde para finalizar seu trade. Qualquer trade deve ser administrador e fechado antes que o próximo sinal seja dado. Ele não é um indicador "always-in-the-market".

Eu não opero no intraday. Esse indicador pode ser util?

Sim, absolutamente. Inclusive ele funciona muito melhor em H4, ou gráficos diários ou semanais.

Eu recebi milhares de sinais quando carreguei o indicador em um período gráfico pequeno, tipo M1 ou M5, e a diferença entre os sinais não deixou eu ganhar um lucro descente. O que eu posso fazer?

Você pode mudar para períodos gráficos maiores onde a diferente entre sinais não vão matar o seu lucro, ou você pode aumentar o parâmetro Range minimo, afim de diminuir a intensidade dos sinais de entrada. Operar mais não quer dizer necessariamente mais lucros, você deve encontrar o melhor balanço entre as suas expectativas de lucro e a diferença entre cada um dos sinais para cada trade.

Como eu posso evitar os sinais de entradas com perdas?

Entradas com perdas são parte do jogo, entre tanto a maioria delas são ativadas por violinadas repentinas nos candles que desconfigura os padrões de preço. Se você consegue evitar esse tipo de candles você estará a salvo.

Qual a melhor confirmação de uma entrada para um trade?

Não existe uma por padrão. A confirmação para cada trade depende de você!

• Muito boa a tradução @Danrop !!!!

Pessoal, alguém chegou a usar???

• Cohen ainda estou testando, acredito que deva agregar mais qualidade nas entradas, ou seja, realizar sempre ENTRADA DE QUALIDADE!

• Pessoal boa noite. Este indicador Pzdaytrading guarda semelhança com o Hi Lo?

Estou fazendo testes para compará-los e me parece que o Hi Lo atende a mais tempos gráficos (5 min, 15 min, 60 min, 1 dia, 1 semana) de modo mais satisfatório do que o Pzdaytrading. O que acham?

• Boa tarde pessoal, estou usando mt4 e migrando para mt5 e estou precisando:

1- Indicador time zone, ou outro q. faça a mesma função de poder colorir periodos.

2- Um EA que qdo mando a ordem ele ja me colocar o loss, gain e traling stop. Isso eu tenho no mt4 e se possivel calcular o tamanho do lote para entrar com a gestao de risco.

Cacei e não achei nada na mql.

OBS: moderador se for tópico errado, por gentileza, pode alterar.

• Fala Beto!!

Melhor criar um novo.
    De qq forma, timezone aqui eu realmente nunca vi.
    Quanto ao EA, o ideal é vc pegar algum script e não EA, pois precia da função para o MT5. Né?!

@betokessler said:

Boa tarde pessoal, estou usando mt4 e migrando para mt5 e estou precisando:
    1- Indicador time zone, ou outro q. faça a mesma função de poder colorir periodos.
    2- Um EA que qdo mando a ordem ele ja me colocar o loss, gain e traling stop. Isso eu tenho no mt4 e se possivel calcular o tamanho do lote para entrar com a gestao de risco.

• @Rodrigo-Cohen said:

Isso Cohen, preciso para MT5, quero operar em M2, dai no mt4 nao fica legal, trava, etc.....

E onde consigo um script desse? ou tem q mandar fazer?

O time zone estou improvisando, coloco duas verticais no horario q eu quero, mas todo dia tem q colocar. E estou estudando o fechamento de londres em moedas, dai é osso, 10 ativos pra colocar as linhas todo dia, por isso ainda estou no mt4. Senao ficava tudo em mt5.

Valeu.

Fala Beto!!
    Melhor criar um novo.
    De qq forma, timezone aqui eu realmente nunca vi.
    Quanto ao EA, o ideal é vc pegar algum script e não EA, pois precia da função para o MT5. Né?!

@betokessler said:

Boa tarde pessoal, estou usando mt4 e migrando para mt5 e estou precisando:

• Pessoal, estão utilizando esse indicador ainda? Alguem comprou? Como estao os resultados.

Abraços.

Bernardo.

• Olá galera alguém poderia me indicar um indicador Heikin Ashi para o MT5 que possa sem colocado na janela diferente da do preço e com médias Exponencial e Welles Wilder tipo o Heikin Ashi do Profit Chart.

Obrigado

Entre para responder

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.