Operar no Mini Contrato de Indíce e Analisar o fluxo do contrato cheio?



  • Boa noite amigos,

    Uma dúvida besta mas que vai me ajudar muito nessa caminhada,

    Estou operando o mini contrato de índice, mas devo analisar o fluxo do contrato cheio ou do mini contrato? para identificar oportunidades de negócio,

    Obrigado



  • Considero que este critério se aplica melhor ao dólar, em razão da maior representatividade do contrato cheio (quantitativo de negociação muito superior).

    No caso do índice futuro, a situação é um pouco diferente. Para o TR funcionar bem, um dos pressupostos é a liquidez do ativo. Por este aspecto, o mini índice é um gigante quando comparado com o índice cheio. O volume negociado no mini índice é de cerca de R$ 150 bi, enquanto que no cheio fica em 15. Então, o mini se destaca com um placar de 10 a 1.

    Existem também alguns motivos consistentes para aqueles que optam por acompanhar o fluxo no índice cheio. Por ter o cheio um preço de entrada maior, com o lote padrão de 5 contratos grandes (equivalentes à 25 do mini), em tese, os participantes são os institucionais e fundos de investimentos que visam montar posições e, por consequência, tem condições efetivas para mover o preço. 

    Uma alternativa é adicionar uma tela do Times and Traders do mini com a ferramenta de ordem original (que mostra de forma exata a agressão no book de um determinado participante), com o filtro de uma quantidade mínima de lotes.

    De todo modo, o índice é um ativo mais volátil. Por isso, é importante permitir um certo espaço para o balanço natural do preço dentro dos critérios de gerenciamento de risco definidos.


Entre para responder
 


O Portal do Trader não se responsabiliza pelas informações e opiniões veiculadas neste fórum, sendo elas de autoria individual de cada participante. Vale ainda ressaltar que investimentos em mercado de renda variável possuem riscos, ganhos passados não garantem ganhos futuros, e a decisão final e responsabilidade sobre cada operação é de cada investidor, devendo ser tomada individualmente.
© 2018 Portal do Trader. Todos os direitos reservados.

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.