Conceitos Básicos sobre ExpertAdvisors ( Robôs )



  • Pessoal venho a um tempo acompanhando os posts sobre EA, ou os robôzinhos como o @RodrigoCohen gosta de chamar, e percebi que a falta de alguns conceitos básicos sobre o que eles são e como funcionam prejudicam a evolução do nosso aprendizado.

    Por isso, resolvi compartilhar alguns conceitos mais básicos e também um post muito interessante que encontrei no fórum do próprio Meta Trader.


    Post na comunidade MetaTrader

    Neste post, ele utiliza o Meta Trader 4, eu imagino que a maioria deve usar o MT5, porém os conceitos básicos servem para ambos.


    O grande valor desse post acima é ajudar a organizar o workflow ( fluxo de trabalho ) sobre as EA's, me ajudou muito e acredito que vai ajudar vocês também, vou resumir alguns dos conceitos abaixo, mais não deixem de ler o post, ajuda bastante.


    Vamos aos conceitos básicos


    Na imagem acima, não se apeguem a detalhes, tentei mostrar aonde os robôs se localizam e qual a mistura necessária para eles existirem. Ao contrário de muito que foi dito, não adianta deixar o robô ligado achando que ele vai fazer o seu trabalho, você precisa pensar no robô como algo que ele realmente é, apenas uma ferramenta, assim como todo o resto, estratégias, indicadores, são todas ferramentas para você fazer alguma coisa, no nosso caso, conseguir resultados consistentes.


    Gosto de entender a essência, os conceitos básicos são fundamentais, começo pelo nome das coisas,normalmente, se for um bom nome, eles explicam tudo. rs

    Expert Advisors = A tradução mais aproximada poderia ser: Assessores Especialistas, ou Indicadores Inteligentes, ou simplesmente Robôs em terras tupiniquins.

    Assim fica um pouco mais fácil né, eles não são nada mais do que executores, gosto bastante do termo Indicadores Inteligentes, pois quem empresta a inteligencia para os Indicadores somos nós, sem ela, são apenas Indicadores, não servem para nada, afinal não há ninguem inteligente para ser indicado ou avisado. O grande problema aqui é que um Indicador sozinho não executa ordens e os Robôs sim, já viu a merda que pode dar? Empreste sua inteligencia para o Robô e evite dores de cabeça.

    Strategy Tester = Testador de Estratégias a.k.a. Back Test.

    Esse é óbvio vai, o nome é claro e direto, ele testa estratégias! o.O

    Muita gente chama de Back Test ou BT, o que não faz muito sentido, afinal o Testador de Estratégia pode ir para traz ou para "frente", quando dizem BackTest, deveriam ou devem apontar para o tipo de teste a ser feito, no caso, testar a estratégia em períodos passados.

    Set ou Configuration Set = Conjunto de configurações.

    Novamente através do nome fica bem simples, é apenas um conjunto de configurações, parâmetros que podem ser alterados de acordo com suas estratégias, é o jeito de você conversar com o Robô e emprestar sua inteligencia para ele, o que as pessoas compartilham aqui no fórum, o arquivo " .set ", é o conjunto de configurações que elas criaram. Dessa forma fica claro que simplesmente pegar o set de uma outra pessoa não quer dizer nada, pois cada trader tem sua estratégia, logo, pode servir como um bom principio, porém não mais do que isso.

    Optimização

    Aqui nos referimos ao processo de descobrir melhores configurações para o Robô, a optimização fica dentro do Testador de Estratégia e são algoritmos que testam diversas possibilidades para cada parâmetro que você escolher, cabe a você escolher o melhor resultado, lembre-se o Robô não busca resultados, ele apenas executa comandos.

    Para esse tópico ficar mais simples, um exemplo:

    Você fez um Back Test ( Teste em períodos passados ) dentro do Testador de Estratégias. Seus resultados não foram satisfatórios, o que você faz? Altera seus set (Conjunto de configurações) e testa novamente, buscando um resultado melhor. O que os algoritmos de optimização fazem é justamente esse trabalho, você escolhe um algoritmo (sem detalhes agora, estamos no nível básico aqui ok!), e escolhe um ou mais parâmetros do seu set para serem combinados em milhares de combinações diferentes, dando a você outros resultados, porém novamente, no final, quem sabe se um resultado é bom ou ruim, é você.

    Workflow ( Fluxo de Trabalho )


    Este fuxo funciona da seguinte forma:

    Você monta sua Estratégia, configura o Robô, Testa sua configuração, Analisa os Resultados, Optimiza sua Configuração e Estratégia, Testa novamente até você escolher o melhor resultado PARA VOCÊ, depois você ativa o Ropara operar, e começa o ciclo novamente baseado nos resultados das operações reais.

    Simples assim! rsrs

    Esse post não tem pretensões técnicas, isso eu deixo para os mestres dos robôs, apenas escrevi um post que eu gostaria muito de ter lido no inicio dos meu contato com os robôs. Se ajudar de alguma forma, ficarei feliz. ;)

    Fuizzz.









  • Show @Danrop!


Entre para responder
 


O Portal do Trader não se responsabiliza pelas informações e opiniões veiculadas neste fórum, sendo elas de autoria individual de cada participante. Vale ainda ressaltar que investimentos em mercado de renda variável possuem riscos, ganhos passados não garantem ganhos futuros, e a decisão final e responsabilidade sobre cada operação é de cada investidor, devendo ser tomada individualmente.
© 2018 Portal do Trader. Todos os direitos reservados.

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.