A historia da vaquinha

• Conta a Tradição Judaica que um sábio andava com seu discípulo por entre fazendas do interior da Europa Oriental, quando se deparou com uma pequena propriedade, onde só havia um casebre, uma única vaquinha e uma pequena horta com algumas hortaliças plantadas. O sábio e seu discípulo bateram à porta e um senhor muito mal vestido os atendeu. O sábio então perguntou:
    - Bom dia, senhor! Gostaria de saber como vivem por aqui.
    - Bom dia, senhor! Vivemos como D"s quer. Tiramos nosso sustento dessa pequena horta e do leite que a vaquinha produz. O excedente trocamos por lenha e outros mantimentos necessários.
    - Vocês não pensam em mudar de vida?
    - Mudar como, senhor? Não temos fonte de renda e temos 5 filhos para criar.
    - Está certo, meu bom senhor! Que D"s continue lhe abençoando com saúde.

O pobre homem fecha a porta e, antes de deixar propriedade, o sábio pede a seu discípulo que pegue a vaquinha. Perturbado e curioso, o discípulo indaga seu mestre:
    - por que, mestre? É o único sustento dessa pobre família.
    - faça o que eu lhe digo. Pegue a vaquinha e vamos embora.

E assim foi feito. No meio do caminho, ao passarem por um precipício, o mestre ordena ao seu discípulo que empurre a vaquinha ladeira abaixo. Mais uma vez, estupefato o jovem discípulo pergunta:
    - por que, mestre?
    - Não pergunte mais nada! Apenas faça o que lhe digo e empurre a vaquinha precipício abaixo.

Indignado, o discípulo obedece e assim foi feito. Pensou: "meu mestre está velho e está perdendo suas capacidades mentais..."

Passados alguns anos, o discípulo tornou-se mestre e resolveu retornar à pequena e pobre propriedade. Lá chegando, deparou-se com uma grande casa, um curral com cavalos, cabras e vacas e uma plantação com extensão a perder de vista. Pensou: "aquela pobre família deve ter sido obrigada a vender suas terras a um rico fazendeiro, que ainda deve estar fazendo-a de escravos...."

Bateu à porta e uma senhora elegantemente vestida o atendeu.
    - bom dia, jovem. Em que posso lhe servir?
    - bom dia, senhora. Há um tempo atrás, estive aqui com meu mestre e conhecemos uma família muito pobre que tirava seu sustento de uma pequena horta e uma vaquinha. O que aconteceu a essa família?
    A senhora sorri e responde:
    - somos nós mesmos, jovem.
    - mas, como?! - perguntou espantado
    - nossa vaquinha desapareceu e, dias depois, a encontramos no fundo de um precipício. Sem ela, tivemos que arregaçar as mangas e trabalhar. Aumentamos nossa produção de hortaliças e tornamo-nos comerciantes bem sucedidos. Aos poucos, fomos comprando as terras vizinhas e aumentamos nosso curral. Hoje, temos uma bela renda e continuamos a tirar nosso sustento de nossa própria terra. O que nos parecia uma desgraça, tornou-se uma grande bênção de D"s, pois percebemos como éramos tolos em acreditar que apenas uma vaquinha nos daria o suficiente pelo resto da vida.

• Havia escutado essa história, como disse no chat, mais realmente faz sentido na situação que você havia mencionado.

Show, boa sorte! Pelo menos sobra espaço para o Barquette trader.

Fuizzz

Obrigado.

• muito bom o texto Murilo. Acomodação não é um bom sinal

• Sim, Hassel

Mas é a nossa maior tendência: se acomodar em situações até desconfortáveis e cair no erro do "tá ruim, mas tá bom".

Abraço

Entre para responder

O Portal do Trader não se responsabiliza pelas informações e opiniões veiculadas neste fórum, sendo elas de autoria individual de cada participante. Vale ainda ressaltar que investimentos em mercado de renda variável possuem riscos, ganhos passados não garantem ganhos futuros, e a decisão final e responsabilidade sobre cada operação é de cada investidor, devendo ser tomada individualmente.
© 2018 Portal do Trader. Todos os direitos reservados.

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.