Como ser um trader? Será que EU consigo?


  • admin

    Recentemente nós, do Portal do Trader, organizamos mais uma edição do TNT Day, um evento voltado para a formação de networking de traders e que conta com a participação de profissionais e especialistas do mercado. Como de praxe o evento se estendeu noite a dentro em clima de happy hour no famoso Wall Street Bar, em São Paulo. Numa das muitas conversas um dos participantes me expôs seu dilema: ele tinha um emprego fixo, mas não estava feliz nele e queria viver do mercado.

    Estava ciente de que não é todo mundo que consegue este feito e foi atrás de inúmeras histórias de sucesso para se espelhar e se inspirar. Contudo, uma dúvida permanecia e ele me fez o seguinte questionamento: “Sasaki, eu já garimpei muita informação sobre esse mundo trader, sei que cada caso é um caso, mas o que eu quero saber mesmo é se EU consigo viver disso. Que muita gente consegue vencer esta barreira eu já sei, e fico muito feliz por todos, mas e EU? Será que EU consigo? Como ser um trader ?”. Não sei se foi a forma como ele falou, mas me dei conta de que muita gente tem dúvida e inclusive eu mesmo já passei por isto.

    Como se tornar um trader?

    Quando comecei a minha jornada de trader a minha cabeça, assim como a de muitos outros iniciantes, era repleta de incertezas e expectativas. Eu sonhava em encontrar uma metodologia consistente e estudava o mercado exaustivamente antes e depois dele fechar. Só falava nisso. Sabe aquele cara chato que descobre algo novo e não fala de outra coisa a não ser aquilo? Então, esse cara era eu.

    Meu mundo era repleto de ídolos que quase ninguém conhecia, como operadores de pregão e os top traders da mesa proprietária onde comecei. Os cases de sucesso eram inúmeros, mas eu sabia que não era fácil atingir as metas e isto exaltava mais ainda a figura daqueles caras como ídolos. Sonhava em ser como eles um dia, mas sabia que eu teria que ralar muito. Antes mesmo de me contratar, meus gestores foram bem claros: em média, apenas 1 em cada dez consegue se consolidar nesta empresa. Mas eu confiava na minha determinação e estava convencido de que tinha boas chances.

    Apesar do meu esforço e empenho monumental, lá pelo quarto mês, sem grandes avanços, eu comecei a desanimar. Sem autoconfiança meus resultados começaram a cair e consequentemente afetava minha cabeça mais ainda. O quadro vicioso piorava cada vez mais e eu estava prestes a desandar de vez. Comecei a questionar se aquela metodologia cheia de planejamentos, tipos de stops, metas e objetivos não era um excesso de complicação. Inclusive, avaliei a possibilidade de seguir um caminho próprio, isolado, baseado no meu bom senso.

    Num belo dia, desabafando com um colega de trading resolvi questionar: “será que esse negócio é para mim? Será que existe um jeito de descobrir se eu nasci para isto?”.

    Foi então que eu escutei o melhor conselho que alguém poderia me dar. Ele disse: “ o único jeito de descobrir é tentando na prática, e isso a gente já faz. Eu também estou cansado de perder, mas este treinamento pelo qual estamos passando é a forma mais rápida e barata de saber se eu também posso ser um trader. Temos alguns meses para bater a meta de contratação. Se no final deste período eu não conseguir, pelo menos sei que tentei de verdade. A esta altura a única coisa que eu não posso fazer é desistir, porque se fizer isto, daqui há alguns anos com certeza vou lamentar ”.

    Aquilo entrou na minha cabeça como um mantra e me dei conta de que eu estava em busca de um atalho (inexistente). Entrei nos eixos quase que instantaneamente e mudei minha atitude a partir dali. 2 meses depois bati a meta de contratação da mesa proprietária e a metodologia de trading plan que formou milhares de traders naquela época (eu, inclusive) é o que sigo aplicando até os dias atuais, com ligeiras adaptações ao nosso mercado.

    Superação no mercado financeiro e na vida como um trader

    Hoje, para mim, ficou claro que:

    1. Não existe uma simulação para saber quem pode ou não viver de trading e só tentando para ter certeza;

    2. Ninguém evolui sozinho (em área nenhuma), e se for para tentar algo, que seja direito, sob alguma orientação e apoio de outros traders;

    3. Um bom planejamento faz toda a diferença, portanto nada de largar o emprego da noite para o dia na esperança de já pagar as contas em pouco tempo, pois é possível fazer esta transição de forma gradativa, sem desespero .

    Por isso, sempre que alguém me pergunta se deve largar o emprego para tentar a vida de trader, eu recomendo se manter no emprego e planejar esta transição enquanto junta capital para executar o plano futuramente. Também recomendo fortemente investir em conhecimento neste meio tempo, para chegar bem preparado na hora de lidar com o mercado. E sem bancar o “Ursulão”, o personagem mão de vaca de desenho animado que procura fazer tudo por conta própria para não gastar dinheiro com um profissional especializado. Muitas vezes este barato sai caro.


    Eu mesmo invisto em cursos até hoje em dia e pretendo manter este hábito para o resto da vida, pois o retorno sempre vem. Sei que mesmo se eu não tivesse me consolidado como trader no passado, ainda assim teria acumulado conhecimento e experiência para aplicar em outras modalidades de investimento ao longo da vida. Isto o mercado jamais terá condições de me tirar.

    E, no fim das contas, investir, seja através de operações especulativas de day trade ou aplicações de prazo maior, é a única forma de gerar riqueza no longo prazo .

    Caso você também esteja neste dilema, espero que o texto tenha ajudado!

    Um bom lugar para começar a estudar, são os cursos gratuitos do Portal do Trader, para acessa-los facilmente clique na imagem abaixo, você será redirecionado para area APRENDA, criamos os cursos com muito carinho para que você possa realmente responder a pergunta: Como ser um trader?

    Forte abraço! E se gostou do artigo não esqueça de deixar um like, ele é muito importante para sabermos que tipo de conteúdo vocês preferem.

    Como ser um trader? Aprenda aqui no Portal do Trader.



  • Muito bom o texto Sasaki, parabéns!

    Estou passando por esse dilema também, ou melhor, por essa transição de empregado da iniciativa privada para dono do meu futuro financeiro (trader).

    Meu cronograma é até o fim deste ano como seria o resultado e assim avaliar para o ano que vem a mudança, claro tudo conversado com a minha família (esposa).

    Por enquanto o resultado no geral tem sido razoável, ainda não o considero ideal a ponto de largar tudo e viver somente disso, dentro de alguns meses estarei pegando 30 dias de férias (talvez na metado do ano).

    Como não planejo viajar quero me dedicar 100% a essa atividade e quem sabe mudar, talvez esse será o empurrão/oportunidade que eu precise para iniciar uma nova carreira.

    Espero conseguir, mas por enquanto vou conciliando os dois.

    Abraço e sucesso!



  • Parabéns Sasaki, parabéns pelo texto e pela iniciativa nesse maravilhoso portal que trás um suporte e um conteúdo muito bom de forma gratuita, para traders iniciantes encontrarem motivação e amizades ao longo da trajetória.


    Forte abraço



  • Cada caso é um caso. Mas vejo que iniciativas como a sua, de gerar todo um ambiente para desenvolver e unir traders e potenciais traders é maravilhosa!

    Parabéns. No meu caso, hoje não tenho absolutamente nenhuma pressão sobre mim, pois fiquei desempregado há um ano e comecei a buscar novos horizontes. Também tenho muito tempo disponível pra estudar e tenho estudado uma média de 10 horas por dia. Meu sonho é me preparar para entrar numa mesa proprietária e começar pequeno, mas me desenvolver nessa profissão. O portal do trader tem ajudado muito! Obrigado!



  • Estou a pouco tempo no mercado, operei na conta demo por umas 2 semanas com ganhos significativos, dai passei a operar na conta prod onde já perdi metade do meu capital. Estou desempregado as tenho uma boa provisão para os próximos meses 85K que estão investidos em tesouro , poupança, ações. Reservei 10 K para treidar, atualmente restou 5K. Gostaria de sua opinião.

    Att,

    Douglas



  • Muito obrigado Sasaki!!

    Estava pensando esta semana , como viver do mercado, eis que você coloca de forma objetiva o que eu gostaria de ler... Valeu e continue despertando nos seus seguidores está boa e sincera admiração..

    Um grande abraço



  • Parabéns pela inciativa e pelo belo trabalho Sasaki.

    Forte abraço.



  • Excelente Sasaki! To na mesma condição do rapaz que vc citou... Ainda não sei direito como planejar bem a transição, mas tenho pensado bastante nisso...

    Abraços e parabéns por ter chegado lá Samurai. Saiba que vc é um dos meus ídolos (de verdade!).



  • Muito TOP @Sasaki . Comecei estudar em Março e estou com uma conta Demo. Super no inicio mais estou no azul na conta demo aprendendo muito. Pretendo ate o fim do ano atuar com mini indice. Estou muito motivado e agradeço a caras como tu que tem ajudado, incentivado e orientado os iniciantes como eu. Muito obrigado. Abs



  • muito bom gostei muito da publicação.

    pensando bem não é da noite para o dia ,nada na vida é facil ,precisa de tempo diciplina e determinação respondeu minha dúvida



  • @Hassel Rapaz, você descreveu minha vida atual nesse comentário, estou estudando e aplicando ávidamente a 2 semanas e aguardando minhas férias pra poder me dedicar mais, cansei de ser empregado, quero ser dono do meu próprio futuro financeiro.



  • Ótimo depoimento.Conheci a pouco tempo o mercado mais sinto que vou me dar bem com muito esforço e dedicação.


  • TNT

    Muito bom o texto Sasaki!

    Creio que seja uma situação que várias pessoas também enfrentam e enfrentarão.



  • Bom dia!!! Gostei muito do texto.

    Estou começando e não conheço bem o assunto, mas me enquadrei bem no texto.

    Vamos começar a trilhar esse novo caminho.

    Juarez Gama




  • Bom Caio, pelo que estudei, o que me interessa é a atividade de Day Trader. Já fiz um curso do portal e estou terminando o de análise técnica, o primeiro foi muito bom mas o segundo agarrou e os vários conveitos e nomes estão me deixando tonto.

    O que devo fazer, em termos de curso, para poder operar o básico?

    Como e em que momento da preparação, posso ter acesso a um simulador?

    Desde já agradeço, uma abraço



  • Olá Sasaki, como sempre iluminado por DEUS, trazendo à este público palavras de conforto, mas não apenas teóricas, mas vividas por vc, que tenho como um dos melhores Traders no Brasil, diante de muitos gigantes nesta área , atuando hoje com todo gás, que vc conhece, e na maioria são seus amigos. Parabéns! teus vídeos, tuas mensagens, tua equipe, enfim, seu comportamento imparcial diante das outras formas de operar no mercado, seja pela analise tecnica, fundamentalista, ou Tapereading, vc sempre analisando todas as modalidades e colocando-as em seu devido lugar, e mostrando que aprender é o melhor, seja qual for a modalidade, pois diante do aprendizado, do conhecimento, é que vamos conhecendo e formando o nosso perfil operacional, para atuar neste mercado que é Fenomenal. Eu em particular, sem desprezar as outras modalidades, opero dolar cheio, exclusivamente, e tão somente usando TAPEREADING. Mas meu abraço, e que DEUS abençoe vc , sua equipe e sua Familia, que é o nosso maior tesouro. Continue assim, SASAKI. SAMURAI DO MERCADO FINANCEIRO. rsrsrsr




  • Excelente texto Sasaki, muito obrigado! Quero contribuir deixando algumas palavras: sou um trader que operei nos últimos 3 anos, iniciei com ações e depois de uns 6 meses passei a operar Mini índice. Sempre busquei o daytrade, no início buscava 1,2 ou 3% e quando vi a oportunidade nos alavancados mercados futuros, foi quando fui pego pela ganância e modo diferente de comportamento desse ativo. Eu tinha muito comigo de pivôs, risco ganho, respeitar patamares, etc E sabemos que esse tipo de mercado oscila demais e não respeita muito esses fatores mais conservadores das ações. Enfim, quero relatar que hoje me considero um trader ainda iniciante, gastei muito dinheiro para ter o conhecimento que tenho e moldar meus próprios princípios, se no início eu cheguei a traidar com muitos cts de miniindice e pude ganhar razoável, porém não parava, e devolvia tudo, nos últimos dias estive a operar até com 1 contrato.

    Nesse tempo de trader, sempre tive outro emprego, mas se por um lado isso aliviava a pressão de ter que ganhar por outro te atrapalha e muito. Na busca pela consistencia, observei que é fundamental no dia do trader: TER EXCLUSIVIDADE DE TEMPO, TER UM AMBIENTE TRANQUILO, TER O RACIOCÍNIO SÓ NO TRADE, TER REDUNDANCIA DE EQUIPAMENTO E DINHEIRO SUFICIENTE PARA SE MANTER NO MERCADO E PAGAR PACOTES DE CORRETAGEM.

    Eu particularmente, não acho impossível de se operar por meio período ou 2 horas de almoço, enfim, reconheço que as coisas ficarão mais difíceis, porque a boa oportunidade do dia pode ter passado e você tentará entrar na ruim. Um conselho pra você que esta iniciando, saiba que será necessário você gastar dinheiro, tempo e saúde para então saber se isso é pra você. E quanto ao tempo, é particular cada qual tem o seu. Quanto ao dinheiro, inicie com pouco, você precisará dele para permanecer no mercado e aumente seus contratos apenas quando provar a si mesmo que esta sendo um vencedor consistente. Perceba o que é mais fácil de se fazer, como é mais fácil de se ganhar ! Não será a quantidade de dinheiro que te fará ser um vencedor, é fazer a coisa certa sempre ! Atualmente parei de traidar por estar necessitando de tempo para desenvolver um projeto pessoal, provavelmente voltarei só no próximo ano, mas periodicamente estarei assistindo palestras, lendo livros e analisando os gráficos. Um trader tem que saber como o mercado esta se comportando.

    Com o passar do tempo você perceberá sua evolução, com percepções do que o mercado busca fazer, no que você enxerga como provavel, no que você acredita ser errado e correto em suas atitudes. Eu classifico para mim, que o sucesso esta ligado a 80% de atitude emocional, 15% de gerenciamento de risco e 5% de setup. Ganhar é facil, em algum momento do dia você estará ganhando, e dai ? E agora o que fazer ? Este é o momento que todo trader se depara consigo mesmo, é você contra você. Esteja preparado !

    Hoje se eu tivesse um capital pra operar com 50 contratos ainda assim no máximo assumiria posição com 5. Não penso no quanto perdi apenas no que posso ganhar de liberdade sendo um trader vencedor ! A vida de trader é solitária e discriminada, para muitos da sociedade é coisa pra maluco, apenas pra milionário, local onde se perde dinheiro, etc. Não somos vistos como profissionais, e isso também joga contra você. Há muitos traders como o Sasaki e outros do Portal do trader e de outros canais que se importam em passar o conhecimento, porém existem muitos, no anonimato, que não falam porque sabem e se falam é porque não sabem ! Espero ter contribuido, são palavras sinceras de alguém que gosta de ser ajudado e que um dia espera poder ajudar um pouco mais. Não desistam !



  • Tenho insistido no mercado a sete anos, e até hoje, por mais estudos e prática em conta Demo e Real, só conheço derrotas. Já saí, voltei, e agora saí de novo (insistir custa caro). Ainda mais nessa crise, ficar perdendo dinheiro não é uma boa ideia. Não sei se um dia vou deixar de ser perdedor.



  • Parabens!!!

    Excelente abordagem e orientação.

    Onde trabalho não consigo operar e não há tempo também disponível para isso.

    Acho o mercado fascinante e espero que um dia Deus me permita ser um trader com sucesso.

    Deus Abençoe.


  • admin

    Caramba, escrevi de forma tão despretensiosa que nem imaginei esta repercussão. Bom, isto prova, no fim das contas, que o drama vivido por todos nós é o mesmo... alguns numa fase mais avançada.

    Acho importante ressaltar que trader não desiste, no máximo muda de modalidade. Ainda que eu fracassasse em tudo, jamais voltaria a pensar em colocar minhas economias na poupança, ou naqueles CDBs sem vergonha que os bancos oferecem. A experiência e conhecimento que se adquire aqui já é suficiente para nos colocar em outro patamar, ainda mais se comparado com o restante da população brasileira. Então, mesmo se não tivesse me consolidado, estaria poupando meu dinheiro em Tesouro direto, LCAs, LCIs, entre outras opções mais interessantes de renda fixa.


    No fim da contas, investir não é uma atividade pontual, mas sim um hábito!




O Portal do Trader não se responsabiliza pelas informações e opiniões veiculadas neste fórum, sendo elas de autoria individual de cada participante. Vale ainda ressaltar que investimentos em mercado de renda variável possuem riscos, ganhos passados não garantem ganhos futuros, e a decisão final e responsabilidade sobre cada operação é de cada investidor, devendo ser tomada individualmente.
© 2018 Portal do Trader. Todos os direitos reservados.

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.