Leis e regras do mercado



  • Embora eu ainda seja uma criança no mercado - atuo desde 2007 - já consegui aprender boas lições que gostaria de compartilhar. Tratam-se de leis, regras e determinações que o mercado não costuma perdoar, se desobedecidas. São simples, óbvias mas que, infelizmente, as desafiamos sempre... :p

    As leis

    Lei Nº 1: "Nada está tão caro que não possa subir mais"
    Lei Nº 2: "Nada está tão barato que não possa cair mais"

    As regras

    Regra Nº 1: Nunca acredite em dicas
    Regra Nº 2: Nunca opere o que não conhece
    Regra Nº 3: Nunca aposte mais do que aguenta perder

    As determinações

    Determinação Nº 1: Não perca dinheiro
    Determinação Nº 2: Nunca esqueça a determinação nº 1

    Todo o restante que é dito, tal como "limite suas perdas", "não tente adivinhar topos e fundos", "stop é pra ser obedecido", "stop fere o ego mas protege o bolso", "seja disciplinado" e outras tantas pérolas são variações sobre o mesmo tema. Simplifique tudo e opere com consciência. Escreva essas leis, regras e determinações num pedaço de papel e cole na tela do computador. E não se esqueça: não passamos de meras sardinhas. Tenha consciência de seu tamanho no mercado e jamais blefe no livro de ofertas. Por maior que seja sua ordem, sempre haverá alguém maior do que você para bater sua ordem de venda ou enfiar sua ordem de compra.



Entre para responder
 


O Portal do Trader não se responsabiliza pelas informações e opiniões veiculadas neste fórum, sendo elas de autoria individual de cada participante. Vale ainda ressaltar que investimentos em mercado de renda variável possuem riscos, ganhos passados não garantem ganhos futuros, e a decisão final e responsabilidade sobre cada operação é de cada investidor, devendo ser tomada individualmente.
© 2018 Portal do Trader. Todos os direitos reservados.

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.