Operação de Taxa em ITUB4

• mais uma excelente operação indicada pelo mestre @Petrokas

Compra de 400 ações ITUB4 a R$25,39
    Venda de 400 opções ITUBC26 a R$0,70
    Strike da opção: R$25,63
    VE da opção: R$0,70 - no momento da montagem, ITUBC26 estava ligeiramente OTM e, por isso, só tem VE.
    Lastro: 2,76%
    Ganho bruto em caso de sucesso na operação: 3,81%

Detalhes dos custos:
    Corretagens: R$29,80
    Emolumentos: R$3,88
    Total dos custos: R$33,68
    Total gasto na operação: R$9.909,68

Em caso de exercício:
    Venda de 400 ações ITUB4 a R$25,63 resultando R$10.252,00
    Corretagem: R$76,47 (tabela BOVESPA)
    Emolumentos: R$3,54
    Líquido a receber: R$10.171,99
    Lucro líquido na operação: R$262,31
    IR: R$39,35
    A receber: R$222,96 ou 2,25%

Bem acima do CDI.

Importante lembrar que caso o preço da ação caia abaixo de R$24,69 a operação deve ser desmontada imediatamente recomprando-se as opções e vendendo-se as ações, assumindo um pequeno prejuízo.

Entendendo a mecânica do prejuízo:

Já nos é sabido que o VE tende a ZERO até o dia do vencimento da opção. Na montagem, recebemos R$0,70 então, nosso preço de compra ficou em R$24,69. Se o preço despencar até esse patamar, vendemos as ações no 0 x 0, mas teremos que recomprar as opções que, EM TESE, deverão estar com um prêmio inferior a R$0,70. Como o mercado é soberano, existe uma remota possibilidade de pagarmos os mesmos R$0,70 que recebemos. Então, podemos dizer que o prejuízo máximo está limitado a esse valor. Como eu montei a operação com 400 ações, meu prejuízo está limitado a R$280,00. Ou seja, absolutamente dentro de minha gestão de risco.

• TNT

Excelente operação...apenas a título de curiosidade e comparação: essa operação rende 2,25% (líquido)

Se considerarmos essa rentabilidade ao mês, teríamos 30% líquido ao ano com juros compostos, ou seja, reaplicando em novas operações o lucro da anterior.

2 considerações adicionais:

- POSITIVO: Essa operação oferecerá essa rentabilidade em menos de 1 mês (caso seja exercido)

- NEGATIVO: Em alguns meses teríamos que stopar a operação

Parabéns Murilo!

Abs,

Petrokas

@MuriloBarquette disse:

E tende a ZERO até o dia do vencimento da opção. Na montagem, recebemos R$0,70 então, nosso preço de compra ficou em R$24,69. Se o preço despencar até esse patamar, vendemos as ações no 0 x 0, mas teremos que recomprar as opções que, EM TESE, deverão estar com um prêmio inferior a R$0,70. Como o mercado é soberano, existe uma remota possibilidade de pagarmos os mesmos R$0,70 que recebemos. Então, podemos dizer que o prejuízo máximo está limitado a esse valor. Como eu montei a operação com 400 ações, meu prejuízo está limitado a R$280,00. Ou seja, absolutamente dentro de minha gestão de ris

• Fala Murilo, suas explicaçoes sao otimas!

Parabens!!

• @Nandaa

Muito obrigado!
    Sinto-me honrado em poder contribuir com o pouquinho que sei.
    Vamos juntos!

por falar nisso, não tenho te visto no chat...

• TNT

Boa noite Murilo!

Parabéns pelas explicações.

Qual o critério que vc utiliza para montar as operações? Liquidez, taxa, proteção?!

Vc possui alguma planilha para montagem das operações?

Abraços e até mais!

• olá, @Rodrigo-Araujo

Tem que olhar tudo. Você deve sempre buscar um equilíbrio entre a taxa, o lastro (proteção) e tempo para o vencimento. O mercado de opções é bem justo, ou seja, se você opta por uma operação com mais proteção, tende a aumentar suas chances, mas paga um preço mais caro. Melhor dizendo, seu ganho será pequeno. Se você opta por uma taxa maior, abrirá mão do lastro. E, obviamente, um tempo maior está contra você, pois você dá espaço ao mercado para se mover na contramão.

Sim, eu tenho uma planilha que eu mesmo montei. Não é difícil de fazer.

Qualquer coisa, vai postando.

Abraço

• Operação encerrada com lucro. R$221,97 líquidos na caixa.

• Olá Murilo, muito bom!

Eu já tenho a base, mas gostaria de uma planilha para me ajudar. Você poderia compartilhar?

• Bom dia, @Trader6086

Eu uso uma planilha bem rudimentar e com o preenchimento todo manual. Eu estava desenvolvendo uma melhor, mas o trabalho tem me consumido muito tempo...

Entre para responder

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.