Dicas Importantes dos Top Traders

• DICAS IMPORTANTES DOS TOP TRADERS

1) JAMAIS APOSTAR TUDO EM UMA ÚNICA OPERAÇÃO;

2) CORTAR RAPIDAMENTE AS PERDAS;

3) ESPERAR UMA SITUAÇÃO CLARAMENTE DEFINIDA PARA SÓ ENTÃO OPERAR

a. UNIÃO DE: FUNDAMENTOS + TÉCNICA + TOM DO MERCADO

4) NÃO OPERE EMOCIONALMENTE. ANALISE SUAS OPERAÇÕES;

5) SER UM TRADER BEM SUCEDIDO EXIGE CORAGEM: CORAGEM PARA TENTAR, CORAGEM PARA FALHAR, CORAGEM PARA VENCER, E CORAGEM PARA PROSSEGUIR QUANDO IR EM FRENTE SE TORNA CANSATIVO;

6) VOCÊ TEM QUE ACEITAR COMETER ENGANOS REGULARMENTE, NÃO HÁ NADA DE ERRADO NISSO.

7) UM BOM TRADER É FORTE, INDEPENDENTE E CONTRÁRIO NOS EXTREMOS. ASSUME POSIÇÕES QUE OUTROS NÃO QUEREM ASSUMIR. É DISCIPLINADO O BASTANTE PARA ASSUMIR AS POSIÇÕES DO TAMANHO CORRETO;

8) UM TRADER GANANCIOSO SEMPRE SE ARREBENTA;

9) SEMPRE COLOCAR UM STOP-LOSS;

10) O DESGASTE EMOCIONAL DE OPERAR É SUBSTANCIAL. SE VOCÊ SE DEIXA INFLUENCIAR PELAS PERDAS NÃO PODE OPERAR;

11) SE OCORRER UMA PERDA DESESTABILIZANTE PONHA UM POUCO DE TEMPO ENTRE A PERDA E SUA PRÓXIMA DECISÃO;

12) VOCÊ TEM QUE MINIMIZAR SUAS PERDAS E PRESERVAR CAPITAL PARA AQUELES RAROS INSTANTES, QUANDO É POSSÍVEL GANHAR MUITO NUM CURTO PERÍODO DE TEMPO;

13) NESTE NEGÓCIO VOCÊ DEVE AGUARDAR O INESPERADO, ESPERAR O EXTREMO;

14) DEFINA SEMPRE O SEU RISCO MÁXIMO, UMA VEZ ATINGIDO SIMPLESMENTE SAIA;

15) A FORMA CORRETA DE LIDAR COM UMA ONDA DE PREJUÍZOS É CORTANDO-OS. PARANDO E SAINDO POR UM TEMPO;

16) NÃO SE DEIXE INFLUENCIAR PELAS FLUTUAÇÕES DO DIA-A-DIA DO SEU PATRIMÔNIO;

17) NÃO SE DÊ AO LUXO DE PERDER UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE LUCRO;

18) SE O MERCADO ATINGIR O MEU STOP, SAIO, NÃO IMPORTA O QUE ACONTEÇA;

19) O CONTROLE DO RISCO É O FATOR MAIS IMPORTANTE DE UMA OPERAÇÃO;

20) NÃO FAÇA MÉDIA EM POSIÇÕES PERDEDORAS;

21) DIMINUA SEU VOLUME OPERACIONAL QUANDO ESTIVER OPERANDO MAL, AUMENTE-O QUANDO ESTIVER OPERANDO BEM;

22) TENHA UMA ESTRATÉGIA DEFENSIVA E NÃO OFENSIVA;

23) NÃO DÊ ÊNFASE A GANHAR DINHEIRO, DÊ ÊNFASE A PROTEGER O QUE VOCÊ TEM;

24) DEIXE OS LUCROS CRESCEREM; INTERROMPA AS PERDAS;

25) PARA OPERAR BEM É NECESSÁRIO TER DISCIPLINA E PACIÊNCIA;

26) TENHA A PACIÊNCIA DE ESPERAR PELA OPERAÇÃO CERTA;

27) NÃO SE ENVOLVA EMOCIONALMENTE COM SUAS OPERAÇÕES;

28) A INTUIÇÃO É IMPORTANTE. SEJA SENSÍVEL ÀS SUTIS DIFERENÇAS ENTRE “INTUIÇÃO” E “DESEJO INTERNO”;

29) A SORTE DESEMPENHA UM ENORME PAPEL NO SUCESSO OPERACIONAL;

30) NÃO OPERE POR EXCITAÇÃO, OPERE PARA GANHAR;

31) OPERE SOMENTE QUANDO AS PROBABILIDADES ESTÃO A SEU FAVOR;

32) VOCÊ PRECISA ASSUMIR UMA POSIÇÃO DE TAMANHO APROPRIADO. SE ASSUMIR PEQUENA DEMAIS NÃO SERÁ SIGNIFICATIVO. SE ASSUMIR GRANDE DEMAIS, PODERÁ SER EXPULSO, SE O SEU TIMING ESTIVER ERRADO;

33) GRANDES OPORTUNIDADES OCORREM A CADA ANO. FIQUE PREPARADO E VÁ ATRÁS DELAS;

34) NUNCA ASSUMA UM RISCO ILIMITADO;

35) CORTE O SEU PREJUÍZO RÁPIDO;

36) O SUCESSO OPERACIONAL EXIGE 3 COMPONENTES BÁSICOS:

a. PROCESSO DE SELEÇÃO EFICIENTE;

b. CONTROLE DE RISCO;

c. DISCIPLINA PARA ADERIR AOS ITENS ACIMA.

37) UMA DAS ATITUDES MAIS SUICIDAS QUE VOCÊ PODE FAZER NUMA OPERAÇÃO É AUMENTAR SUAS COMPRAS NUMA POSIÇÃO PERDEDORA;

38) SEMPRE QUE SURGE UM PERÍODO REALMENTE DIFÍCIL, TENTO JOGAR NA DEFESA, NA DEFESA, NA DEFESA. EU ACREDITO EM PROTEGER O QUE SE TEM;

39) UMA DAS MELHORES REGRAS QUE ALGUÉM PODE APRENDER SOBRE INVESTIMENTOS É NÃO FAZER NADA, ABSOLUTAMENTE NADA, A MENOS QUE HAJA ALGO A SER FEITO. ESPERE UMA SITUAÇÃO MUITO CLARA À SEU FAVOR;

40) OUTRO MOTIVO POR QUE NÃO PERCO MUITO É PORQUE ESPERO O MOMENTO EXATO;

41) UMA VEZ ATINGIDA A META AGARRE SEUS LUCROS;

42) A CAPACIDADE DE ACEITAR PERDAS É UMA CARACTERÍSTICA DE UM TRADER VENCEDOR;

43) EVITE OPERAR EM EXCESSO;

44) O OBJETIVO É SEMPRE MINIMIZAR O RISCO;

45) O QUE FAZ UM TRADER SUPERIOR É MUITO TRABALHO DURO. É A PERSEVERANÇA. É GOSTAR DE FAZER O QUE FAZ. TER UM DESPRENDIMENTO TOTAL DO DINHEIRO. NO MOMENTO QUE VOCÊ PENSA NO DINHEIRO VOCÊ ESTÁ LIQUIDADO;

46) UM TRADER DEVE SER PACIENTE;

47) VOCÊ TEM QUE SER DISCIPLINADO E FAZER SEU DEVER DE CASA;

48) EU SEMPRE DEFINO MEU RISCO E NÃO TENHO QUE ME PREOCUPAR COM ELE;

49) TODO MUNDO QUER GANHAR, MAS NEM TODO MUNDO QUER APOSTAR. SÓ GANHA QUEM APOSTA;

50) NUNCA FOI MEU RACIOCÍNIO QUE TROUXE O DINHEIRO GRANDE PARA MIM. FOI SEMPRE MINHA CAPACIDADE DE ESPERAR. ESPERAR SEM FAZER MOVIMENTOS;

51) UMA DAS COISAS MAIS ÚTEIS QUE ALGUÉM PODE APRENDER É DESISTIR DE AGARRAR O ÚLTIMO CENTAVO, OU O PRIMEIRO. ESTES SÃO OS CENTAVOS MAIS CAROS DO MUNDO;

52) SÃO OS GRANDES MOVIMENTOS QUE TRAZEM O DINHEIRO GRANDE PARA VOCÊ;

53) TENHA PACIÊNCIA PARA INICIAR SUA OPERAÇÃO. TEMOS QUE REDUZIR AO MÁXIMO AS PROBABILIDADES DE QUE ALGO SAIA ERRADO. ENQUANTO ESPERA, ESTUDE O MERCADO, AS AÇÕES E AS CONDIÇÕES;

• @Palex

EXCELENTE!

• Robin Hood

@Palex Simplesmente animal!! Show.

• Obrigado Murilo e Trader65!!!

Eu venho fazendo essa lista desde 2008, após a crise. Era muito indisciplinado, impaciente, operava em excesso, tirava o stop do lugar, ganancioso etc. Então li o livro Magos do Mercado (o primeiro) e fui anotando as principais dicas e virtudes dos traders vencedores. Impressionante como DISCIPLINA era o fator comum entre todos eles. Paciência para esperar pela operação certa tb era muito citada. Eles dizem que a operação certa SALTA AOS OLHOS, ela quase te chama (Me opere por favor!!!!). Manejo de risco item fundamental, stop, utilizar um MÉTODO eficiente, ser organizado e ter controle da parte emocional.

Preparei uma listinha na época com 10 itens e colei ao lado do monitor. Todo dia antes de operar eu lia aquilo. Ainda passei anos cometendo deslizes mas alguns pontos fui absorvendo. Hoje estou 80% melhor. Acho quase impossível você atingir 100% de perfeição, mas no nível que estou já dá pra operar de forma mais eficiente e menos estressante.

Claro que nessa lista aí tem itens conflitantes, mas a ideia é que cada trader utilize os aspectos inerentes ao seu perfil. Isso é individual. Não adianta querer ser um trader agressivo e utilizar métodos operacionais arriscados se vc é um cara medroso ou tem um perfil mais conservador.

Outro ponto interessante é o fator SORTE. Uns chegam a dizer que no mercado quase tudo é sorte. E pensando bem quem nunca selecionou 3 papeis para operar e teve que decidir por 1 apenas. E você decidiu operar aquele com a tendência de alta mais exuberante, após um pull-back ao topo anterior rompido, com o mercado em geral subindo forte e os outros dois papeis que não estavam lá muito bem configurados deram ótimos trades (e vc não os operou) e aquele que vc decidiu operar te estopou!!!!Isso acontece com todo mundo, então, oma dose de sorte também é importante.

Um abraço e sucesso.

O Portal do Trader não se responsabiliza pelas informações e opiniões veiculadas neste fórum, sendo elas de autoria individual de cada participante. Vale ainda ressaltar que investimentos em mercado de renda variável possuem riscos, ganhos passados não garantem ganhos futuros, e a decisão final e responsabilidade sobre cada operação é de cada investidor, devendo ser tomada individualmente.
© 2018 Portal do Trader. Todos os direitos reservados.

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.