"A chegada de dólares promove excesso de oferta da moeda, empurrando as cotações para baixo....



  • "A chegada de dólares promove excesso de oferta da moeda, empurrando as cotações para baixo........ " Apesar de não estar no tema central da aula, gostaria de entender esse mecanismo. Como esses dolares chegam no mercado?? Caso cheguem na ponta vendedora pressionam para baixo, mas na ponta compradora pressionam para cima. Essas não são as duas formas de trabalharem os contratos futuros de dolar para ocasionarem as oscilações que operamos todos os dias? Porque então fica definido que a chegada de dolares aumentam a oferta e pressionam para baixo as cotações se depende em qual ponta (compradora ou vendedora) os gringos estão atuando?


  • admin

    Vamos lá...

    Quando o gringo quer investir no Brasil ele, que tem dólares em mãos, precisa trocar sua moeda por real, ou seja, vender seus dólares para comprar real. Portanto, o dólar cai. O mecanismo inverso acontece quando o gringo quer retirar seu dinheiro do país, e o dólar sobe.

    Esta negociação é feita no mercado a vista, através dos bancos. Os contratos futuros que operamos são baseados nesse mercado a vista, por isso refletem o comportamento desse fluxo de capital.

    Paralelo a isso, muitas empresas, players intitucionais, bancos que lidam com o câmbio e os próprios investidores gringos tomam posição em contratos futuros para fazer o "hedge", ou seja, a proteção de suas transições. Neste caso, os contratos futuros de dólar também possuem um fluxo próprio (que nem sempre condiz com o fluxo do mercado a vista). Só para citar um exemplo: sua empresa pegou emprestado $1 bilhão para pagar daqui a 2 anos. Neste caso, como é que você vai se proteger da oscilação cambial desse período para que a sua dívida não seja maior? É aí que entrar os contratos futuros e derivativos, em geral.




O Portal do Trader não se responsabiliza pelas informações e opiniões veiculadas neste fórum, sendo elas de autoria individual de cada participante. Vale ainda ressaltar que investimentos em mercado de renda variável possuem riscos, ganhos passados não garantem ganhos futuros, e a decisão final e responsabilidade sobre cada operação é de cada investidor, devendo ser tomada individualmente.
© 2018 Portal do Trader. Todos os direitos reservados.

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.