Boa noite, nao entendi duas coisas direito. 1- Porque os mercados futuros servem para proteção de ca



  • Boa noite, nao entendi duas coisas direito. 

    1- Porque os mercados futuros servem para proteção de carteira?

    2- Fiquei na duvida quanto a essa questao do aluguel com o indice real. se o indice real esta mais baixo  q o IBOV, eu deveria comprar  o indice real e vender IBOV, mas nao posso vender IBOV direto ? devo alugar? como funciona isso. nao ficou muito claro pra mim.

    Desculpe se as duvidas forem muito simples, mas estou iniciando no mercado apenas

    Muito obrigado


  • admin

    1) O índice futuro é um contrato que representa uma carteira de investimentos. Muitas vezes, para se proteger de uma queda, o investidor prefere vender uma quantidade equivalente de índice em vez de zerar sua carteira (este cálculo, baseado no índice de correlação "beta" será abordado mais adiante), pois em termos de custo é mais barato. Essa proteção é conhecida como "hedge" e é usada para "travar" preços num determinado nível. Exportadores/importadores usam esse instrumento aplicado ao dólar, assim como produtores de commodities agricolas também usam isso para proteger o preço de suas safras.

    2) Esta questão é "quase" hipotética e só aconteceu uma vez nas últimas décadas (com a derretida da OGX). Você está certo. Se o índice futuro estiver mais barato que o Ibov, compramos futuros e vendemos o Ibov, porém, para manter a posição vendida no Ibov precisamos alugar os papéis de sua carteira e é aí que está o problema... o motivo que leva o índice futuro ir abaixo do Ibov (à vista) é justamente o preço extremamente elevado dos alugueis das ações. Logo, este tipo de operação é inviável na prática, emboa seja perfeito na teoria.




O Portal do Trader não se responsabiliza pelas informações e opiniões veiculadas neste fórum, sendo elas de autoria individual de cada participante. Vale ainda ressaltar que investimentos em mercado de renda variável possuem riscos, ganhos passados não garantem ganhos futuros, e a decisão final e responsabilidade sobre cada operação é de cada investidor, devendo ser tomada individualmente.
© 2018 Portal do Trader. Todos os direitos reservados.

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.