Short Iron Condor

• Boa noite a todos

Após a excelente explicação do Leandro Petrokas, durante o Momento Opções de hoje, me senti à vontade para buscar e montar uma operação real:

Compra de BBASD44 (strike R$14,50) a R$0,50

Venda de BBASD14 (strike R$14,00) a R$0,63

(trava de baixa com CALLs)

Compra de BBASP11 (strike R$11,00) a R$0,27

Venda de BBASP41 (strike R$11,50) a R$0,34

(trava de alta com PUTs)

Antes de seguir com a explicação da operação, vamos lembrar alguns conceitos importantes:

1) CALL = Opção de Compra ou Direito de Compra. A compra de BBASD44 me dá o direito de comprar BBAS3 a R$14,50 mesmo que o preço à vista esteja acima desse valor. Por outro lado, a venda de BBASD14 me coloca na obrigação de vender BBAS3 por R$14,00 caso eu seja exercido, ou seja, caso o comprador das opções exerça o seu direito de compra.

2) PUT = Opção de Venda ou Direito de Venda. A compra de BBASP11 me dá o direito de vender BBAS3 a R$11,00 mesmo que o preço à vista esteja abaixo desse valor. Por outro lado, a venda de BBASP41 me coloca na obrigação de comprar BBAS3 por R$11,50 caso eu seja exercido, ou seja, caso o comprador das opções exerça seu direito de venda.

Voltando à operação

spread bruto recebido: R$0,63 + R$0,34 - R$0,50 - R$0,27 = R$0,20

Para calcular o risco da operação, analisaremos os casos extremos:

1) BBAS3 > R$14,50 no dia do vencimento - serei exercido em BBASD14 e serei obrigado a vender BBAS3 por R$14,00. Por outro lado, exerço meu direito em BBASD44 e compro BBAS3 por R$14,50. Prejuízo de R$0,50 mas como já recebi R$0,20 na montagem, o prejuízo total fica em R$0,30.

2) BBAS3 < R$11,00 no dia do vencimento - serei exercido em BBASP41 e serei obrigado a comprar BBAS3 por R$11,50. Por outro lado, exerço meu direito em BBASP11 e vendo BBAS3 por R$11,00. Prejuízo de R$0,50 mas como já recebi R$0,20 na montagem, o prejuízo total fica nos mesmos R$0,30.

Como são duas travas, há dois pontos de equilíbrio (Break Even): R$11,30 (R$11,50 - R$0,20) e R$14,20 (R$14,00 + R$0,20). Com BBAS3 a R$11,30 serei exercido e terei que comprar a ação por R$11,50 e vendê-la por R$11,30 no mercado, devolvendo os R$0,20 recebidos na montagem. Com BBAS3 a R$14,20 serei exercido e terei de vender a ação por R$14,00 e comprá-la por R$14,20 no mercado, devolvendo os R$0,20 recebidos na montagem.

A faixa de ganho máximo da operação fica entre R$11,50 e R$14,00. Nessa situação, todas as opções virarão pó, uma vez que todas estarão OTM. Não é preciso desmontar a operação para apurar o ganho. Apenas, deixe o tempo passar e o VE derreter.

Três coisas muito importantes:

1) Esses valores são brutos. É preciso acrescentar os valores pagos em corretagem e emolumentos. Essas taxas "comerão" parte do lucro em caso de sucesso na operação, ao mesmo tempo que aumentarão o prejuízo, caso tudo dê errado. Montei a operação com 900 opções de cada strike, gerando uma corretagem de R$61,70. O valor recebido foi de R$118,30 ou R$0,13 de spread. Então, os pontos de equilíbrio da operação ficam em R$11,37 e R$14,13.

2) A fim de diminuir os prejuízos com corretagens, uma vez que as corretoras têm cobranças diferenciadas (normalmente, Tabela Bovespa) para o exercício de opções, deve-se desmontar a operação até a 5ª feira que antecede o vencimento da série operada. Em caso de queda, os custos com corretagem e emolumentos podem chegar a mais de R$130,00. Com isso, o capital arriscado subiria para R$465,00. Em caso de alta, os custos podem chegar a quase R$160,00 e o capital arriscado subiria para R$492,00. Desmontando-se tudo na véspera, podemos manter os custos na casa dos R$60 e o capital arriscado ficaria em torno de R$380,00. Pode-se inclusive manter as pontas compradas, uma vez que só as pontas vendidas detém o risco maior. O importante é livrar o risco de exercício.

3) As opções de venda (PUTs) são todas Europeias, ou seja, só podem ser exercidas no dia do vencimento. Por conta disso, é possível "segurar" a operação caso o preço da ação despenque, dando espaço para uma possível recuperação até o vencimento. Entretanto, em caso de explosão do preço da ação, aconselho desmontar a operação imediatamente (recompre a ponta vendida), pois pode haver o exercício antecipado.

Eis o gráfico do Payout da operação, já considerando as taxas.

Em caso de sucesso, o ganho será de aproximadamente 31% sobre o capital arriscado. É claro que dá pra "buscar" um % maior ao estreitarmos as travas, mas isso implica no aumento potencial do risco de stop da operação. Na minha opinião, devemos sempre buscar um lastro maior, ou seja, distâncias maiores em relação ao preço do ativo. É sempre preferível colocar as chances a nosso favor!

• TNT

Murilo: excelente operação.

Quando olhamos o risco x retorno, parece algo ruim, porém, temos proteção em diversos aspectos nessa operação. Além de estar vendido em VE, temos o tempo a nosso favor, podemos fazer ajustes se necessário (por exemplo, se o ativo começar a subir, comprar calls mais fora do dinheiro), temos um belo range de movimentação do ativo...enfim, considero uma excelente operação para mercados laterais, por isso, apresentei a operação em PETR4, mas faz muito senitido para BBAS também.

@MuriloBarquette disse:

ento potencial do risco de stop da operação. Na minha opinião, devemos sempre buscar um lastro maior, ou seja, distâncias maiores em relação ao preço do ativo. É sempre preferível colocar as chances a nosso fav

• Operação encerrada!

BBAS3 rompeu o limite de equilíbrio e eu optei por encerrar a Trava de Baixa com calls. Recomprei BBASD14 por R$1,00 assumindo um prejuízo de R$0,37. Vendi BBASD44 por R$0,74 com lucro de R$0,24. O prejuízo foi de R$260,90 já contando corretagem e emolumentos. Como eu havia recebido R$118,30 na montagem, o prejuízo total ficou em R$147,10. Ou seja, absolutamente confortável e dentro de um bom manejo de risco.

Ainda estou com a trava de alta em PUTs, mas para não aumentar o custo, opto por deixar virar pó, uma vez que ambas estão OTM.

Entre para responder

O Portal do Trader não se responsabiliza pelas informações e opiniões veiculadas neste fórum, sendo elas de autoria individual de cada participante. Vale ainda ressaltar que investimentos em mercado de renda variável possuem riscos, ganhos passados não garantem ganhos futuros, e a decisão final e responsabilidade sobre cada operação é de cada investidor, devendo ser tomada individualmente.
© 2018 Portal do Trader. Todos os direitos reservados.

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.