Como avaliar o valor do ROE e validar se é um ativo vantajoso? Como isso influencia na compra de um



  • Como avaliar o valor do ROE e validar se é um ativo vantajoso? Como isso influencia na compra de um ativo? Enfim, não consegui entender como estabelecer a relação de vantagem do valor do ROE do ativo com um outro tipo de investimento de valorização menor (Renda Fixa), como exemplificado aos13'30" do vídeo. Devo pensar no ROE como principal vantagem de rentabilidade/valorização (ou até como fator de decisão de compra pq se pressupõe uma possível valorização do ativo) ou penso apenas no valor do ativo em dado momento prevendo posterior valorização desse ativo, pq afinal o ganho da operação é resultado da diferença entre a compra e a venda e não pela porcentagem do ROE comparada com a porcentagem da renda fixa? Devo pensar em tudo isso ao mesmo tempo? Se sim como perceber qual desses fatores é o ponto principal que define a entrada numa operação? Ou penso em filtrar papéis que tenham um ROE vantajoso e desses papéis entrar naqueles onde há oportunidade de entrar numa operação?


  • TNT

    Carralero, o ROE é importante para avaliar principalmente o custo de oportunidade de se investir em determinado ativo em comparação com outro, ajustando seus riscos. Por exemplo: Quando um ROE de uma empresa supera em muito um percentual que você obteria em renda fixa, o investimento pode ter um retorno ajustado ao risco mais interessante que determinado ativo de renda fixa, onde o risco pode ser menor mas naturalmente que o retorno também poderá ser menor. Por isso também que em momentos como o atual, há uma migração de capital de investimentos em renda fixa (que financiam o governo, estados e municipios ou mesmo empresas) para os investimentos em capital social das empresas, as ações. Os investidores ponderam que neste momento o custo de oportunidade deixado para trás no caso de investir em Renda Fixa pode ser muito grande, comparado com o potencial retorno ajustado ao risco dos instrumentos de renda variável. 




O Portal do Trader não se responsabiliza pelas informações e opiniões veiculadas neste fórum, sendo elas de autoria individual de cada participante. Vale ainda ressaltar que investimentos em mercado de renda variável possuem riscos, ganhos passados não garantem ganhos futuros, e a decisão final e responsabilidade sobre cada operação é de cada investidor, devendo ser tomada individualmente.
© 2018 Portal do Trader. Todos os direitos reservados.

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.