Estudo de operação de volatilidade em VALE5 (4/2/16)


  • TNT

    Pessoal,

    Compartilho a seguir um estudo que eu fiz sobre uma operação de volatilidade em VALE5. Não é um call, apenas um exemplo de como operar ações + opções com o conceito de volatilidade e delta hedge.

    Quem acompanha minhas transmissões do Momento Opções sabe que eu gosto de frisar quais os fatores influenciam nos preços das opções, a saber:

    - preço do ativo objeto

    - preço de exercício da opção

    - tempo até o vencimento

    - volatilidade

    - taxa de juros

    Com base nisso, sabemos que o preço de uma opção de compra (call) pode subir mesmo com o preço do ativo objeto caindo...e também pode cair, mesmo com a ação subindo. Basicamente, é a influência da volatilidade.

    Existem alguns modelos de estimação de volatilidade, entre eles: volatilidade histórica, volatilidade com alisamento exponencial e GARCH.

    Utilizando o modelo GARCH, projetei a volatilidade de uma opção ATM para VALE5. O resultado esperado foi de 67%, porém, a volatilidade implícita praticada no mercado era de 61%. Isso significa uma probabilidade da volatilidade dessa opção aumentar nos próximos dias. Porém, a cada dia que passa, existe o efeito theta (desvalorização pela passagem do tempo "jogando contra".


    Como tirar proveito disso? Uma das operações possíveis seria:

    - Vender a ação objeto e comprar a opção ATM


    O estudo dessa operação ficou assim:

    VENDA (aluguel) 3000 VALE5 a R$ 7,78

    COMPRA 5000 VALEC23 a R$ 0,80


    Pelas minhas simulações, se a VALE5 se movimentar por volta de 3% no pregão do dia seguinte (5/2) - independente da direção, mas preferencialmente caindo para aumentar a volatilidade - essa operação terá um resultado positivo.

    Movimentações inferiores podem ser lucrativas, dependendo de alterações na volatilidade na opção.


    Postarei o resultado dessa operação para acompanhamento!


    Abs,

    Petrokas


  • TNT

    Encerro o acompanhamento dessa operação às 13h. Infelizmente o ativo se movimentou pouco ao longo do dia (entre 10h e 13h) e a saída seria no 0 a 0 (VALE5 a 7,82 e VALEC23 a 0,83).


    Qualquer dúvida, estou à disposição.


    @PEtrokas disse:

    eriores podem ser lucrativas, dependendo de alterações na volatilida



O Portal do Trader não se responsabiliza pelas informações e opiniões veiculadas neste fórum, sendo elas de autoria individual de cada participante. Vale ainda ressaltar que investimentos em mercado de renda variável possuem riscos, ganhos passados não garantem ganhos futuros, e a decisão final e responsabilidade sobre cada operação é de cada investidor, devendo ser tomada individualmente.
© 2018 Portal do Trader. Todos os direitos reservados.

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.