Trava de Alta (PUT) em PETR4 06/02/2018 - encerrada com prejuízo

• Inaugurando as operações em 2018, montei uma trava de alta com PUTs em PETR4.

Venda de PETRO49 (strike R$19,50) por R$0,68
    Compra de PETRO48 (strike R$18,50) por R$0,37
    Spread recebido: R$0,31
    Risco máximo: R$0,69
    Preço da ação no momento da montagem: R$19,89
    Característica da operação: stop na montagem, risco limitado e passagem do tempo a favor.

• Com o preço de PETR4 despencando por dois pregões consecutivos, não há o que fazer, a não ser desmanchar a operação e esperar outra oportunidade.

• Olá! Estou entrando agora no mercado de opções e montei uma trava de baixa com as Calls PETRB20 e PETRB21... Você considera que são boas as chances de eu terminar em lucro? É a minha primeira operação com travas... 

• Salve, @trader64-4uu

Sim, as chances são bastante boas, uma vez que o papel marcou um topo nessa região de preços. 

Para que possamos fazer uma avaliação mais precisa das suas operações, procure sempre postar

1) Preço e strike da posição vendida;
    2) Preço e strike da posição comprada;
    3) Preço da ação no momento da operação;

Mas, podemos fazer uma análise superficial da operação.

Você montou uma trava de baixa OTM e, com isso, recebeu um valor (spread) do mercado para montar. Como a série B vence daqui a quatro pregões, provavelmente o spread recebido foi bem baixo. Qual o problema? Você recebe pouco para se arriscar. O mestre Bastter dá uma métrica interessante: some o Delta com o Gama. O resultado não pode ser maior que o VE da opção. Por exemplo: nesse exato momento, o Delta de PETRB20 (sua posição vendida) está em 0,13 e o Gama em 0,24. A soma resulta em 0,37 e a opção está sendo negociada a R$0,16. Isso significa que você lançou muito fora do dinheiro. Claro que isso aumenta muito as suas chaces de ganhar, porém o risco de uma explosão dos preços sempre existe (veja o que aconteceu no dia 6/2. A ação abriu com gap de baixa de 2% e fechou o dia com alta de 5%). Então, nunca devemos subestimar os riscos de uma puxada mais forte. E o que acontece? Se uma puxada dessas ocorre faltando poucos dias para o vencimento, tudo fica distorcido e você pode ter dificuldades para encerrar suas posições. Muitas vezes, a distorção chega a um ponto onde o spread entre compra e venda fica maior do que a diferença de strikes da sua trava. Aí, vale mais a pena deixar ir para o exercício. Só que, além de pagar muito mais emolumentos (o volume financeiro negociado é muito maior), seu prejuízo ainda será doloroso, pois você recebeu pouco ao montar a trava. O prejuízo é sempre a diferença entre os strikes da trava menos o que você recebeu pra montar. Tudo isso tem que ser ponderado na hora de montar uma operação com opções. É preciso buscar um equilíbrio entre o risco assumido e as chances de acerto na operação. O prêmio recebido na montagem tem que ser um valor que valha a pena se arriscar.

Mas, parabéns por sua primeira operação. E nunca se esqueça: opere sempre pequeno. Menor ainda...

Abraço e ótimo carnaval   

• Murilo, muito obrigada pelo retorno!

Vou te contar o que aconteceu... sabe que quem inicia sempre comete alguns erros e eu fiz uma burrada...

Na verdade a operação começou com uma compra a seco (já li aqui que é a pior das operações...) porém as ações tiveram uma grande alta no dia 5 e eu já havia obtido ganho em uma operação então resolvi entrar novamente e então o arrependimento bateu forte... Comprei PETRB21 a R$ 0,26 e depois daí ela só despencou. Ao final do dia a opção encerrou a 0,14 e eu quase chorando. Então passei a noite estudando e vi que como a ação bateu na resistência e começou a cair, a única probabilidade de eu reverter o prejuízo seria fazendo uma trava de baixa.

No dia seguinte, cmontei a trava com PETRB20 a R$ 0,35 obtendo um spread de 0,09 e assumindo um risco máximo elevado, porém agora tenho grander possibilidades de terminar a operação no zero a zero e aprender muito com isso.

Neste momento para desfazer a operação estou tendo que pagar um spread de R$ 0,11, ou seja, vou ter um prejuízo muito menor. Como o dia começou em queda, meu objetivo é alcanças o spread de 0,09 e aprender a lição.

Comprei 10.000 opções... então o senhor já imagina o tamanho do meu risco... Ainda bem que eu possuia margem para montar a trava. agora tenho a possibilidade de encerar a operação sem prejuízos, de outra forma eu já estaria amargando uma perda gigantesca.

Não quero aarriscar mais, agora aprendi a lição.

• Grande @trader64-4uu

Algumas considerações:

1) Pode deixar o "senhor" lá no céu;
    2) Sim! 10k de opções é uma quantidade consideravelmente grande, especialmente para quem está começando;
    3) Nunca, jamais e em tempo algum, tente consertar operação perdedora. Se você fez uma compra a seco, coloque um stop e siga o seu plano. Embora eu concorde com você que comprar opções é a pior operação que pode existir, não tem nada de errado em fazer uma aposta. Você fez uma aposta e ganhou. Na segunda, perdeu. Até aí, tudo natural. O que não é normal é você fazer uma aposta com a mão pesada - arriscando muito mais do que aguenta perder - e tentar consertar operando mais opções. Isso aí, meu amigo, normalmente acaba num grande rolo (rolo = prejuízo grande). Portanto, não faça! ;)
    4) Se já aprendeu a lição, ótimo!

Abraço

• Muito obrigada pelas considerações!

A operação já começou errada no inicio pois não estipulei meu stop de perda, com isso ganhei uma enorme dor de cabeça. Pelo menos ao tentar consertar tive sorte de o mercado estar a meu favor, mas como a pressão emocional foi muito grande e o risco tomado também, resolvi encerrar a operação.

Recompra a R$ 0,14 e venda a R$ 0,04  = spread de de 0,10, spread de montagem R$ 0,09 e prejuízo de R$ 0,01 por opção mais os custos de corretagem.

Observando o mercado, poderia manter até o vencimento, mas acho que chega de amoção por enquanto. 

Agora é continuar estudando, e arriscar bem menos ;)

• Muito bom, @trader64-4uu

O importante é que você já entendeu que não deve jamais contar com a sorte. Sua decisão de encerrar a operação, mesmo com o mercado indo a favor, foi acertadíssima. Uma operação errada deve ser encerrada o quanto antes. 

E sempre arrisque somente o que aguenta perder. As perdas fazem parte do jogo e não devem jamais abalar nosso emocional nem nosso patrimônio. 

Parabéns por seus estudos e, principalmente, pela decisão tomada.

Vamos em frente!

• Ao ver esta operação por ser uma PUT imaginei ser logo apostando na queda. E comentei no Chat com o Murilo que a operação deveria ser visando a alta da Petro.

Dizer agora em que condições eu estava entendendo a operação - Não vem  ao caso pois seria como se estivesse prevendo o passado.

O que quero reforçar é que o Trader64-4uu em minha visão de fato foi agraciado pela sorte, pois em todos os momentos para mim a maior possibilidade é de mais altas da Petro.

Trader64 4uu

Trader64 4uu

Entre para responder

O Portal do Trader não se responsabiliza pelas informações e opiniões veiculadas neste fórum, sendo elas de autoria individual de cada participante. Vale ainda ressaltar que investimentos em mercado de renda variável possuem riscos, ganhos passados não garantem ganhos futuros, e a decisão final e responsabilidade sobre cada operação é de cada investidor, devendo ser tomada individualmente.
© 2018 Portal do Trader. Todos os direitos reservados.

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.