Como desenvolver a disciplina necessária para se manter no mercado? Já venho estudando o mercado a m

• Como desenvolver a disciplina necessária para se manter no mercado? Já venho estudando o mercado a menos de um ano e ainda não comecei a operar por reconhecer a minha indisciplina. Já estou estudando a parte técnica e pretendo começar a operar mini índice logo. Tenho amigos que me chamaram para operar com eles, um grupo pode ser mais vantajoso para encorajar e desenvolver a disciplina? Abraços, aguardando resposta. :D

• @trader64-1ib

A disciplina é um hábito, e hábito é algo que deve ser inserido na sua rotina. É um ciclo que se retroalimenta. Sugiro que leia o livro "O Poder do Hábito" do autor Charles Duhigg. Usar a força e influência de um grupo pode ser bom, mas cuidado para não tornar-se dependente ou ficar preso ao conforto do grupo em situações de perda, que podem ser nocivas sobretudo para seu resultado financeiro. Afinal, um alguém torna-se trader pra tirar dinheiro do mercado no final das contas, e não pra deixar dinheiro. 

O mais importante é praticar, colocar-se à prova. É você com você mesmo ainda que você participe de um grupo. Entenda que indisciplina custa muito caro no Mercado Financeiro, e não falo apenas de dinheiro. Os aspectos psicológicos também são abalados e isso reflete em outras áreas da sua vida. Portanto reconhecer que você (por enquanto) não tem disciplina é muito importante. A partir de agora é aprender a colocar a disciplina na sua rotina.

Espero ter  ajudado.

• A disciplina desenvolve-se praticando e é preciso muito controle mental para exercê-la. É muito comum traders se ecorajagem primeiramente num grupo, mas isso deve ser apenas uma fase. É preciso entender que todas as decisões tomadas e aplicadas nas suas operações são de  sua responsabilidade e não do grupo. Mas se o caso for para encontrar algum apoio e visões dieferentes do mercado, pode ser bastante válido.