Marcos, eu li num livro uma vez a seguinte frase: " Os grupos (acho que também se aplica o conc

• TNT

Marcos, eu li num livro uma vez a seguinte frase: " Os grupos (acho que também se aplica o conceito de Confraria que você explicou na sua aula)  nunca ansiaram pela verdade. Eles exigem ilusões e não podem passar sem elas. São tão intensamente influenciados pelo o que é falso quanto pelo que é verdadeiro. Possuem tendências a não distinguir entre as duas coisas. "

Quando li essa frase e quando assisti a sua explicação, no que se refere que as decisões devem ser individuais e não em grupos, acho que entendi que estavam se referindo ao famoso efeito manada e que devemos evitar! Entretanto, sempre fico me perguntando: Como saber que a manada está indo na direção correta ou não? 

Às vezes me pergunto se ir contra a manada não seria ir contra uma tendência do mercado!!! Sinceramente,  eu ainda sofro bastante por não saber distinguir o que é um "estouro de manada" indo para direção correta ou indo para direção errada.

Vou te dar um exemplo: Bitcoin ou qualquer criptomoeda que você queira!! A manada inteira está correndo para isso. Vejo percentuais de valorização absurdos, mas sinceramente não tenho coragem (no momento) de entrar no negócio.  Confesso que a cabeça dá um nó. Tenho usado a seguinte frase de consolo: " Perca todas as oportunidades que não se encaixarem na sua estratégia" e como criptomoedas ainda não fazem parte da minha estratégia, estou de fora, mas ao mesmo tempo o peso de perder uma "boa onda" me assombra.

Talvez você me diga que estudar mais e ficar antenado sobre os assuntos seja a melhor opção, mas te confesso que essa resposta não vai me consolar muito he he he he.

Desculpe o texto longo, mas precisa perguntar (e ao mesmo tempo desabar) sobre essa dúvida que me persegue.

Abraços.

Luis

• Olá! Me referia a tomar decisões individuais e não ter atitudes em concordãncia com o grupo, apenas para não se destacar. 

Uma coisa é seguir tendência, outra é comprar um ativo apenas porque os outros estão comprando também.

Criptmoedas é um bom exemplo. Em algum momento terá recuo. Será que os novatos saberão o que fazer se existir uma bolha?

Abs!

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.