Fala Professor, tudo bem? Gostaria que emitisse uma opinião sobre meu gerenciamento de riscoEm relaç

• TNT

Fala Professor, tudo bem? Gostaria que emitisse uma opinião sobre meu gerenciamento de risco

Em relação a operar futuros. Tenho como premissa de alocação de riscos o seguinte:  a cada 10.000 reais aloco 70 mini contratos. Buscando fechar uma media de 100 ou 120 pontos por operação. claro quando o mercado permite, quando não, vou realizando parcilamente antes dessa meta e reabrindo posições conforme vejo ele voltar para a  tendencia que eu apostei.

Meu objetivo é fechar o dia com 3.000 reais de ganho liquido, usando uma corretora bem barata.
    E na semana 10.000 reais . seu eu bato isso antes parao de operar pelo restante da semana.
    Meu controle de risco está entre 75 pontos( padrão)a 120 pontos. Coloco essa margem, pois as vezes tenho uma resistencia ou suporte  acima dos 75 pontos que acredito valer a pena testar do que sair de um trade certo

Fico no agaurdo de suas considerações, grande abraço

• Oi Vegano, tudo bem?

Olha, logo de cara te digo que com esse gerenciamento de risco você poderá perder facilmente o seu capital em pouco tempo. 

Acompanhe comigo:

Usando a pontuação de hoje como exemplo:

- Índice a 76135 pontos, cada ponto vale 20 centavos. Então cada contrato vale R$15.227,00 (mais do que todo seu capital disponível para a operação)

- 15.227 x 70 = 1.065.890,00 (mais de 1milhão na entrada de uma operação).

- Seu stop diário (usando a pontuação mais conservadora: 75 pontos x 0,20 = R$15,00 x 70 contratos = R$1.050,00 (mais de 10% do seu capital disponível)

- Seu objetivo mais agressivo: 120 pontos x 0,20 = R$24,00/contrato x 70 contratos = R$1.680,00. 

- Se você tomar 2 stops seguidos, já perdeu 20% do capital pra operar. Um stop que você tome, já leva embora mais do que o valor usado como margem pras suas operações. 

- Seu objetivo de 3mil pede então pelo menos 2 operações ganhadoras. Seu custo com corretagem usando COMO EXEMPLO R$0,50/contrato (o padrão é R$1,00), seu custo já é R$140,00, fora emolumentos. 

Sua relação Risco X Retorno é pior do que 1 pra 1, (ou seja, vc aceita perder mais do que ganhar) considerando que você tem elasticidade no stop loss, que pode chegar ao mesmo número de pontuação para Stop Gain e os custos nem estão sendo considerados no seu exemplo. Ainda que você use uma corretora muito barata, seu gerenciamento de risco precisa ser revisto e refeito. É muito comum iniciantes fazerem esses planos "perfeitos" onde parece que fazer muito dinheiro é muito fácil mas não é assim que funciona. O que está acima é uma descrição de overtrading, receita pra quebrar em pouquíssimo tempo. 

Considere ainda suas frases: "...vou realizando parcilamente antes dessa meta e reabrindo posições conforme vejo ele voltar para a  tendencia que eu apostei.", e "as vezes tenho uma resistencia ou suporte  acima dos 75 pontos que acredito valer a pena testar do que sair de um trade certo", que são suposições onde há zero garantia que aconteça e que você dê conta de administrar tantos contratos em tão pouco tempo. 

Se você colocar na conta o risco de cair sua internet, travar a plataforma e você não conseguir sair de uma operação, ou ainda de sair uma notícia que faça a ponutação oscilar muito forte contra a sua posição, facilmente você quebra em um dia. 

Minha intenção não é te desencorajar, mas te fazer colocar os pés no chão pra entender realmente os riscos que você está buscando gerenciar. 

Ou você aporta (muito) mais dinheiro e mantém sua estratégia ou reduz drasticamente o número de contratos. Já considerou que pode perder 2 dias seguidos? Como ficará seu psicológico? Como vai tomar suas decisões com 20% de perda em 2 dias?

Minha sugestão é: Estude, estude mas estude muuuito, faça simulações antes de operar na conta real. 

Bons estudos e conte conosco!

Abraço.

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.