Limitando Perdas

• É muito comum ouvirmos sobre a importância da disciplina e do controle emocional, na hora de fazer trades. Sem esses fatores, rapidamente chega-se a grandes prejuízos e, inevitavelmente, a frustrações que, se não forem identificadas e "tratadas", levam a prejuízos ainda maiores. Muito se fala num bom trade-system, mas a maioria esquece-se de detalhes importantes que acabam influenciando negativamente nos resultados dos trades:

1) "Vou vencer o mercado" - não, ninguém vence o mercado. Nem os grandes. Sempre haverá alguém maior do que você para bater/tomar suas ordens, não importa o tamanho delas. Sempre aparecerá alguém para "raspar" a pedra e te deixar numa situação bem complicada.

2) "Vou me vingar" - não, não vai. Não há ninguém que tenha conseguido se vingar de um revés, de uma perda. Aumentar posição para melhorar preço médio ou tentar intimidar a outra ponta só levará a prejuízos ainda maiores. Portanto, operação foi na contramão, é pra sair logo.

3) "Vou acompanhar os grandes" - não, não vai. Não há como saber o que os grandes estão fazendo e qual a estratégia de operação deles. Olhar o livro de ofertas, muitas vezes, só leva a mais confusão na cabeça, a menos que se desenvolvam técnicas para leitura. Uma ordem gigantesca pode ser um blefe, pode ser a zeração de uma posição, pode ser alguém tentando "puxar" o mercado.

A menos que você seja um cara "fera-neném", um "fora da curva" nos trades, é importante ter a consciência de seu tamanho diante do mercado. Se não temos capital para "puxar" o mercado a nosso favor, resta-nos somente tentar identificar tendências e decidir se vamos a favou ou contra ela, assumindo os riscos que cada decisão demanda. E, na minha opinião, há um fator importantíssimo na nossa sobrevivência num mar repleto de tubarões: limitar perdas.

Ao abrir uma posição, há que se ter a consciência de que TUDO pode dar errado. A maioria dos traders sequer considera essa possibilidade, embora ela seja potencialmente grande. Se isso acontecer, você está preparado financeira e emocionalmente para perder o que apostou? Essa pergunta só pode ter uma resposta: SIM. Você tem que estar disposto a perder o que colocou na mesa. Essa perda não pode jamais afetar o seu emocional. Tem que saber perder sorrindo e ter a certeza de que "não vai me fazer falta". Abrir posições onde a perda "machuca" o bolso leva a maioria ao desespero e a tentar, inutilmente, abrir posições ainda maiores na esperança de recuperar o que perdeu. Não! Ninguém recupera o que perdeu. Perdeu, está perdido. Parte pra outra. Por isso, a grande importância de apostar o que se sente confortável perder. Ninguém gosta de perder, mas no mercado, é a única certeza que temos: uma dia, a gente perde.

Aprendi, da pior forma, a ter disciplina e controle de risco nos trades. Depois de devolver todo o lucro obtido em 3 anos de operações estruturadas com opções muito bem sucedidas, percebi que era hora de parar e mudar as coisas. Não estava disposto a colocar meu patrimônio e dinheiro suado do trabalho para girar e perder. Fui obrigado a rever minha gestão de risco e decidi que daquele dia em diante, limitaria minhas perdas a um valor mensal que não me fizesse a menor falta. Sempre separei um dinheirinho para, uma vez por semana, almoçar com os amigos. Diminuí a frequência desses encontros para cada 15 dias e com essa sobra de caixa é que eu ia fazer meus trades. O controle é simples: contabilizar apenas as perdas. Os eventuais lucros nos trades são transformados em patrimônio imediatamente após auferi-los. Compro dólar (moeda física), Títulos Públicos, cotas de bons Fundos Imobiliários, ações de empresas de bons fundamentos e, até mesmo, deposito em caderneta de poupança. Os lucros JAMAIS são utilizados para aumentar o valor a ser arriscado. Quando as perdas atingem o limite, não opero mais no mês. Aproveito o tempo para estudar, rever os erros e aprimorar o trade-system. Com isso, abro posições em algum trade com tranquilidade, pois sei que o valor perdido caso tudo dê errado, não vai me abalar financeiramente. Desta forma, perder passou a ferir apenas o ego, mas a "raiva" passa logo. Fico no trade tranquilo! Sem tranquilidade, operamos por emoção e quem opera por emoção, compra no topo e vende no fundo.

• Muito bom seu texto Murilo Basquette.

Apenas com relação ao 3º item "Vou acompanhar os grandes" eu ousaria discordar um pouco, pois os seguidores de tendência (trend following) fazem exatamente seguir os grandes.

Não adivinham o momento exato de comprar no ponto mais barato ou vender no preço mais caro, mas seguem o rastro dos "tubarões" como "lampreias" que se situam abaixo ou próximas ao grande predador.

Parabéns pelo seu texto.

• @Miniontrader

Obrigado, amigo

• PARABÉNS pela oportuna reflexão!

Compartilhe outros textos conosco.

obrigado

• Excelente texto Murilo

• Ótimo texto Murilo. Parabéns por compartilhar sua visão. abs

• Meu amigo parabéns por nos fazer refletir sobre perdas, pois, fico totalmente abalado, espero seguir seus conselhos!

• @Trader164

obrigado, amigo. Fico feliz de colaborar com o pouco que sei.

A única forma de não se abalar é colocar um limite nas perdas. Separe um valor máximo para perder por mês (vamos chamá-lo de "reserva de trade"). Chegou ao limite de perdas? Zerou sua reserva de trade? Seja disciplinado e não opere mais! Não importa se você está no primeiro trade do dia, da semana ou do mês. Tem mercado todos os dias, 252 dias por ano. Todos nós morreremos um dia e, certamente, o mercado ainda estará aqui... 😁

Outra coisa importante: só fica rico quem acumula patrimônio. Então, não use os lucros obtidos nos trades para "aumentar a mão" ou para "cobrir perdas" da sua reserva de trade. Use os lucros nos trades para comprar patrimônio! Você vai ver que, depois de um tempo, independente da sua "performance" nos trades, você estará com uma bela carteira de ativos, com uma boa reserva. Aí sim, você pode pensar em aumentar um pouco a sua reserva de trade.

Perder é chato? Sim! Eu detesto perder. Pior do que o prejuízo é a sensação de que errei e que o mercado me venceu. Mas isso faz parte, então eu fico muito tranquilo em abrir novas posições, se ainda tiver minha reserva de trade. Como eu disse, tomar um stop só fere o ego...

Abrir uma operação onde a perda significará um grande prejuízo vai sempre te deixar abalado emocionalmente e vai fazer com que você tome decisões precipitadas, tais como sair antes da hora de um trade vencedor ou, pior ainda, manter uma posição perdedora, esperando que "o mercado volte". Não tenha medo do stop ou da violinada. Eu prefiro tomar uma violinada do que tomar um prejuízo grande. Se eu for estopado, a perda será pequena e eu estarei totalmente à vontade para entrar de novo se o mercado voltar. Simples!

Mais uma coisa: da mesma forma que é importante diversificar os investimentos, ou seja, ter no portfólio ações, cotas de FIIs, Tesouro Direto, Letras de Crédito, imóveis, moedas, jóias, etc... é de igual importância diversificar os trades. Evite concentrar-se num único ativo. O mercado financeiro é muito mais do que mini índice, mini dólar e ações. Há uma gama de operações estruturadas onde é possível mesclar ativos à vista com os futuros. Essas operações, quando bem montadas, aumentam muito nossas chances de ganho e limitam perdas.

É também bastante relevante não se concentrar apenas em daytrades. O daytrade é uma modalidade de trade que provoca um grande desgaste emocional e mexe com um "bichinho" perigoso dentro da gente que se chama ganância. É justamente a ganância que nos faz querer ganhar mais e não aceitar perdas, então, para sobreviver no mercado é preciso controlá-la bem de perto. Procure diversificar! Faça swingtrade com ações, estruturas com opções... vez por outra, opere uma commodity... deixe para operar daytrade com a sobra de caixa de um swingtrade bem sucedido.

Bem, esses são apenas alguns poucos de uma enorme lista de conselhos que, certamente, dariam um livro! Espero que sirvam para alguma coisa e estou sempre aberto a trocar ideias com os amigos.

Abraço

• Muito obrigado Murilo sua reflexão me ajudou bastante !!!

Entre para responder

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.