DUPLO FUNDO ou MEGAFONE?

• O dia de hoje no mini-índice, foi um daqueles dias em que eu simplesmente não acredito no que eu estou vendo no gráfico. Eu  demorei muito para acreditar que o mercado estava bastante determinado para fechar um gap de mais de 750 pontos e enquanto os preços desabavam, fiz uma das coisas que eu mais gosto de fazer: procurar pontos de reversão.

Às vezes, isso dá certo. Às vezes, isso dá errado. E, ás vezes, a sua ordem de compra nem sequer é preenchida e você fica olhando os preços desabarem mais uma vez: aliviado, por não ter entrado, mas ao mesmo tempo, sem entender patavinas do que está acontecendo.

Mas chega de conversa, vamos ao gráfico:

Prestem atenção na formação no interior do quadrado. Os preços caem, fazem um fundo por volta das 10:50, sobem e então fazem um segundo fundo por volta das 11:10.

Os fundos estão muito próximos. Quem gosta de osciladores (MACD, IFR) deve ter visto uma divergência.

A formação parece muito um fundo duplo.

Então os preços sobem abruptamente. As médias mais rápidas (30 a 60 minutos) cruzam o preço por baixo, por volta das 11:15. Os preços rompem o topo anterior. Neste exato instante, HiLo de 3 períodos no gráfico de 5 min dá sinal de compra

Quem gosta de entrada em pivô... quem gosta de entrar em pivô está muito ferrado, porque possivelmente foi stopado e se entrar comprado... vai ser muito stopado ainda.

Quanto a mim, coloco uma ordem de compra um tique acima da barra que rompeu o topo anterior, mas a ordem não é preenchida. Os preços caem de novo. Caem muito, diga-se de passagem.

Vendo em retrospecto, a formação parece mais um megafone (broadening bottom) e megafones, além de serem os padrões mais odiados da análise técnica por sua incrível capacidade de fazer com que os traders comprem no ponto mais alto e vendam no ponto mais baixo, podem romper para cima, para baixo ou podem simplesmente não romper e ficarem andando de lado pegando os stops de todo mundo.

Mais eu não entrei. Odeio entrar um tique acima ou um tique abaixo de rompimentos, mas dessa vez, dessa vez, me poupou um mal trade e uma boa grana.

Entre para responder

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.