OPERAÇÕES SIMULTÂNEAS COM CAL E PUT



  • Boa tarde

    Faz alguns meses que venho tentando me motivar a lançar uma planilha nestes diversos fóruns que existem na rede  de internet sobre um tema bastante simples e ao mesmo tempo complexo, quando não se tem os devidos conhecimento do assunto, “ negociação simultânea de opções CALL’s e PUT’s. Tenho certeza que existem livros  e artigos maravilhosos sobre o assunto aqui pautado.  Estes, descrevem  diversas estratégias tais como as travas de alta e de baixa, borboletas, condor etc. Realmente,  são estudos  que não devemos desprezar pois nos trazem conhecimentos extras sobre o mercado de derivativo e também bursátil.

           Partindo deste minúsculo parágrafo anterior, gostaria de apresentar  mais um estudo, por mim elaborado, ao longo destes últimos meses. Uma planilha  do EXCEL onde conseguimos lançar valores diversos, tanto de compras como de vendas de CALL’s e PUT’s, simultaneamente. Estes valores são preço de exercício, prêmios e quantidades de  opções em questão e como resultado teremos uma curva num  gráfico cartesiano nos informando  em qual intervalo do eixo das abcissas, das cotações da ação objeto, teremos que permanecer para obtermos lucro/prejuízo sobre as operações em andamento, estes aparecerão no eixo das ordenadas. Ao longo do período vigente teremos que gradativamente estarmos ajustando as compras e vendas das CALL’S e das  PUT’s  (seja titular ou lançador) de acordo com as cotações da ação. Nada contra o entendimentos das gregas, com certeza são extremamente importantes  seus conhecimentos, porém não vou me ater a explicações já bastante difundidas  neste universo, “mercado de opções”.

    Eu, quero informar que não sou profissional da área de mercados financeiro, sou somente um amador  desta ciência que muito me fascina. A planilha que elucidarei somente nos dá um prognóstico das operações simultâneas com CALL’s e PUT’s  para um determinado valor da cotação da ação objeto, indicado no eixo das abcissas. E é justamente isto que interessa à aquele que opera neste mercado. Vou um pouco além, consigo demonstrar num mesmo par de  eixos cartesianos  diversas curvas paras suas correspondentes operações e assim compará-las e escolher  aquela que melhor se adapta ao meu perfil de operador.

    A planilha que será apresentada não está  formatada  didaticamente, pois a elaborei para meu uso, porém com um pouco de dedicação todos leitores terão entendimento pleno dos meandros da mesma. É questão somente de treino e um pouco de conhecimento de excel. Passarei o link da mesma, porém não devemos  esquecer de habilitar as macros, após o download, caso não as habilite vocês leitores terão que usar e abusar muito do uso do mouse.

    LINK:

    https://www.dropbox.com/s/m8gm...

    Finalizando este monólogo informo que em momento algum estou garantindo sucesso em suas operações quando do uso da planilha  mas com certeza é um ótimo instrumento para se trabalhar pois nos dá uma visão das operações que desejamos realizar com seus valores de compra ou de venda  das  ações subjacentes, lucros ou prejuízos, prêmios,  valores em reais que teremos que ter em nossas carteiras etc. Os lucros/prejuízo já estão contabilizados as corretagens conforme tabela da Bovespa. Emolumentos, taxas e outros cobrados não foram considerados.

    Caso desejem entrar em contato comigo passo meu e-mail logo abaixo. Sintam-se confortáveis em questionar quaisquer dúvidas ou erros  que encontrem  na s planilhas.

    eeudes-araujo@bol.com.br

    https://www.dropbox.com/s/m8gm...


Entre para responder
 

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.