Trava de Baixa em VALE5 (12/05/2017) - encerrada com prejuízo (15/05/2017)

• - Venda de VALEF86 (strike R$25,47) por R$0,95

- Compra de VALEF87 (strike R$26,47) por R$0,63

- spread recebido: R$0,32
    - spread alvo: R$0,04
    - VALE5 no momento da operação: R$24,62
    - lastro da operação: 3,45%
    - características da operação: baixo risco, stop na montagem e passagem do tempo a favor.

• @MuriloBarquette, Estou começando a estudar opções e gostaria da sua opinião sobre a seguinte operação:

Opção       Strike       Prêmio Vecimento  Operação Quantidade
    VALEF85  R$ 35,22 R$ 0,03 19/06/17                 V 1000
    VALEF4    R$ 34,22 R$ 0,03 19/06/17                 C 1000

Ponderado que a VALEF85 teve apenas 2 negócios na sexta com volume de 5000. Fico pensando que conseguindo fechar a operação, caso ela de errado (o tempo passe e o ativo ande de lado ou caia), como o premio são iguais, a perda estará limitada aos custos operacionais. Por outro lado se o preço subir pode se ter algum lucro.

Não sei se estou certo... mas seria como uma trava de alta sem desembolso inicial. É isso mesmo ou estou deixando alguma coisa escapar?

Qual a sua opinião? 

Abs,

Otávio

• @Trader428

Olá, Otávio

Sim, é uma trava de alta com custo zero. Mas vamos a algumas considerações:

1) você usou os preços dos últimos negócios e como você pôde ver, a liquidez deixa a desejar. Provavelmente, você não conseguiria montar a trava com custo zero. Você deve sempre olhar o melhor preço de compra da ponta a ser vendida e o melhor preço de venda da ponta a ser comprada. Com o mercado fechado, fica muito difícil simular.

2) sua trava tem chances muito próximas de zero de dar certo, pois é preciso que o papel saia dos atuais R$24,60 para mais de R$35. É uma alta de mais de 42%!!!

• @MuriloBarquette, Obrigado pela ajuda e considerações. Como estou estudando o assunto, a dúvida era mais conceitual, até porque acredito que a VALE5 esteja em tendência de baixa, de forma que a sua operação (trava de baixa) faz muito mais sentido. 

Desenvolvo robôs no MQL5 (Meta Trader) e gostaria de saber se pela experiência que você tem do mercado, você acha que é possível desenvolver um robô que opere distorções entre as opções ou os grandes players já fazem isso a ponto de impedir que outros o façam.

• @Trader428

os grandes já fazem isso com extrema eficiência. Além disso, os robôs atuam muito mais no livro de ofertas provocando distorções (a favor deles, é claro), de modo que consigam montar operações do tipo "ganha-ganha" (como o box de 4 pontas) com cotações extremamente vantajosas. Nós, sardinhas miúdas, não temos a menor chance. 

talvez, fosse mais interessante se você desenvolvesse um robô que fizesse um scan no mercado de modo a mostrar estruturas simples - como as travas - e que satisfizessem algumas condições. Atualmente, eu faço isso na mão, utilizando uma planilha bem capenga do Excel, que eu mesmo desenvolvi. 

No mais, sou da opinião de que devemos operar o mais simples possível e o mercado de opções nos oferece uma vantagem da qual podemos tirar proveito: Valor Extrínseco (V.E. ou Valor de Expectativa) tende a zero. A ideia é montar uma operação onde você esteja vendido em expectativa. Dá uma analisada na operação que eu montei e veja se consegue identificar essa vantagem. A ideia principal é colocar a passagem do tempo a nosso favor. 

• spread vendido por R$0,32 foi recomprado por R$0,40 assumindo um prejuízo de R$0,08 por ação. Tudo dentro de uma forte gestão de risco. Mesmo não atingindo o break even, não dá pra permanecer numa operação que aposta numa baixa e o papel faz uma alta de mais de 2%. O lastro ficou curtíssimo e eu optei por encerrar a operação enquanto o prejuízo está pequeno e sob controle.

É partir pra próxima.

• @MuriloBarquette, Eu até entendo o conceito do VE, mas confesso que operações com opções ainda me deixam confuso, preciso me aprofundar. Quanto ao Scan tenho a impressão que sites como o Bastter já fazem isso. Mas vamos conversando. 

Abs

• @Trader428

exato, amigo. Não tem muita novidade no mercado de opções. 

Coloque suas dúvidas pra gente ir discutindo. O que exatamente te deixa confuso?

Entre para responder

Parece que sua conexão com Fórum Portal do Trader caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.